Federer com grande exibição ofusca Wawerinka

25-01-2011 10:31

 

Melbourne (Austrália) - No confronto de suíços ainda invictos na temporada, melhor para o mais experiente. Sem muitos problemas, Roger Federer venceu Stanislas Wawrinka por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/3 e 6/3, para chegar à semifinal do Aberto da Austrália pela oitava vez consecutiva.

Federer, que não havia brilhado na rodada anterior, perdendo um set para o espanhol Tommy Robredo, elevou o nível quando encarou um cabeça de chave pela primeira vez na competição. Número 19 do mundo, Wawrinka era um dos únicos três homens na chave sem perder alguma parcial em Melbourne, mas tomou logo três em 1h46.

O principal diferencial do segundo colocado do ranking na partida foi o serviço. Com aproveitamento de 77% de primeiro saque, ele encaixou cinco aces e ganhou 73% dos pontos em que serviu. Acuado, Wawrinka teve uma grande oportunidade no quinto game do segundo set, quando desperdiçou seu único break point do dia ao arriscar uma esquerda na paralela. Logo na sequência, ele perdia o serviço errando uma direita fácil e levando uma excelente passada.

Após anotar 24 aces para dominar o norte-americano Andy Roddick nas oitavas, o jogador de Lausanne não anotou nenhum contra o compatriota. Já sem muita paciência, ele destroçou sua raquete ao ser quebrado pela quinta vez no confronto já no início do terceiro set.

Esta foi a sétima vitória de Federer nesse confronto – soma apenas uma derrota, no saibro do Masters 1000 de Monte Carlo, em 2009. Pela primeira vez na história, dois suíços se enfrentaram na antepenúltima rodada de um Grand Slam e, com o resultado, o mais famoso deles continua na luta por fazer história: caso seja campeão, faturará o 17º título em torneios desse nível, se tornará o segundo homem a ter pelo menos cinco Abertos da Austrália e igualará o recorde do norte-americano Andre Agassi com a 45ª conquista em quadras duras.

Para seguir vivo em Melbourne, ele precisa passar por Novak Djokovic ou por Tomas Berdych, que jogam a partir das 6h30 (de Brasília) desta terça-feira. O suíço lidera o retrospecto contra o primeiro por 13 a 6 e contra o segundo por 9 a 3, mas curiosamente foi frustrado pelos rivais nos dois últimos Grand Slam: o sérvio levou a melhor na semifinal do Aberto dos Estados Unidos, enquanto que o tcheco triunfou nas quartas de Wimbledon.

Federer, que ampliou sua invencibilidade para 15 partidas - não é derrotado desde o Masters 1000 de Paris - no início de novembro passado, enfrentava um adversário também em boa fase. Campeão do ATP 250 de Chennai na primeira semana do ano, Wawrinka não perdia há nove encontros.

O pupilo de Peter Lundgren caiu pela segunda vez consecutiva nas quartas de um Slam (esse é o melhor resultado de sua carreira), mas será recompensado no ranking, em que passará da 19ª para a 14ª colocação. Ele chegou a ser o nono melhor do planeta em 2008, mesmo ano no qual ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim formando dupla com o conterrâneo.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar