II Cantanhede Ladies Open - Resumo do dia

31-05-2010 21:12

II Cantanhede Ladies Open
 
SOFIA ARAÚJO
NOS OITAVOS-DE-FINAL

 
A JOVEM DE 15 ANOS DO ACE TEAM PASSOU PELA SEGUNDA VEZ NA SUA MUITO CURTA CARREIRA UMA RONDA NUM TORNEIO INTERNACIONAL PROFISSIONAL. RITA FREITAS, DE CARCAVELOS, E MARIA PALHOTO, DE COIMBRA, JOGAM HOJE. ANA CLARA ELIMINADA

A jovem tenista Sofia Araújo, considerada uma das grandes promessas do ténis português, qualificou-se hoje (segunda-feira), pela segunda vez na sua muito curta carreira, para os oitavos-de-final de um torneio internacional feminino.
 
Com apenas 15 anos, a jogadora do Ace Team, treinada por Pedro Bívar, passou a primeira ronda no Cantanhede Ladies Open, de 10 mil dólares em prémios monetários (8 mil euros), a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour, que o Clube Escola de Ténis de Cantanhede está a organizar, sob o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede.
Sofia Araújo tinha ganho o primeiro set por 7-6 (9/7) e comandava o segundo por 3-1 quando a sua adversária, a portuense Margarida Moura, desistiu por se sentir indisposta.
 
Sofia Araújo é uma das jogadoras que tem integrado a selecção nacional de sub-16 mas desde o ano passado que iniciou a participação em torneios profissionais, com alguns resultados positivos: foi oitavofinalista no torneio de 10 mil dólares de Alcobaça em 2009 e já este ano ultrapassou a primeira ronda do ‘qualifying’ no Estoril Open.
 
Paralelamente, prossegue a sua carreira juvenil e apesar de estar ainda em idade cadete tem-se destacado nos juniores, vindo de duas meias-finais sucessivas em torneios de sub-18 da Federação Internacional de ténis disputados em Istambul, na Truquia.
 
Os oitavos-de-final só se disputam na quarta-feira e há uma boa hipótese de Sofia Araújo defrontar outra portuguesa, Rita Freitas.
 
A vencedora do encontro de amanhã (terça-feira) entre a vice-campeã nacional Rita Freitas e a ‘qualifier’ espanhola Ainhoa Atucha Gomez será a próxima adversária de Sofia Araújo, que também ganhou recentemente o Open de Odivelas, o primeiro torneio do Circuito School Eventos/Federação Portuguesa de Ténis.
 
Rita Freitas, do Carcavelos Ténis, está cotada como quinta cabeça-de-série, pelo que parte como favorita, e joga às 14:30 horas, mas, antes dela, logo a abrir a jornada às 11 horas, será a vez de Maria Palhoto, do Clube de Ténis de Coimbra, defrontar a letã Julija Kulibaba.
 
A grande surpresa da primeira jornada do quadro principal do II Cantanhede Ladies Open foi a eliminação de Ana Claro (988ª tenista mundial) na primeira ronda. Quartofinalista no ano passado, a jogadora de Tavira perdeu por 6-3 e 6-1, diante da Australiana Shayna McDowell, uma adversária que está a regressar à competição internacional, tendo disputado o seu último torneio em Junho de 2008, mas que no fim-de-semana passara a fase de qualificação.
 
Entretanto, também já se deu o início ao torneio de pares e uma dupla nacional ficou pelo caminho na primeira ronda: Cláudia Gaspar e Raquel Mateus, que tombou diante da formação da russa Daria Kirpicheva e da espanhola Carolina Prats Millan por 6-0, 3-6 e 10/8. As jovens portuguesas da selecção nacional de sub-16 venderam bem cara a derrota.
 
No torneio de pares, jogam amanhã as equipas portuguesas Ana Claro/Margarida Moura e Mafalda Llorca/Mariana Salvador. Eliminadas em singulares, Claro e Moura são cabeças-de-série nº4 em pares, com grandes aspirações.
 
A Federação Portuguesa de Ténis estabeleceu um protocolo com o Clube Escola de Ténis de Cantanhede, com vantagens para ambas as partes e uma das contrapartidas foi a possibilidade da FPT atribuir os ‘wild cards’ disponíveis.

GABINETE DE IMPRENSA
DO CANTANHEDE LADIES OPEN

Hugo Ribeiro

 

Quadros | Ordem de Jogos

—————

Voltar