Masters 1000 Montreal :: Nadal mostra força e derrota Djokovic outra vez

11-08-2013 06:16

Toronto (Canadá) - Se alguém tinha dúvidas sobre como o espanhol Rafael Nadal se sairia sobre a superfície dura neste segundo semestre, a resposta foi a melhor possível. Ainda sem perder sets nesta semana, ele tirou na noite deste sábado nada menos que o número 1 do mundo e atual campeão, o sérvio Novak Djokovic, por 6/4, 3/6 e 7/6 (2).

Na final deste domingo, ele defrontará Milos Raonic, para quem cedeu jamais sequer um set nos três duelos realizados, mesmo que dois dos jogos tenham sido em court sintético. No duelo mais recente, na terra batida de Barcelona deste ano, Rafa marcou 6/4 e 6/0.

Nadal busca aumentar ainda mais seu recorde e atingir o 25º título de nível Masters, o que seria o oitavo sobre piso sintético desta categoria. Também vai atrás do terceiro troféu no Canadá, tendo vencido em 2005, em Montreal, e 2008, em Toronto.

A partida deste sábado marcou a 21ª vitória de Nadal sobre Djokovic em 36 confrontos e a segunda em três jogos da temporada. O sérvio fez dois belos pontos no começo da partida, mas perdeu o serviço com duas duplas faltas e não entrou mais no ritmo. Chegou a estar com 2/5, conseguiu enfim um break, mas Nadal mantinha enorme precisão nos golpes e, com ótimo serviço, fechou a série na oportunidade seguinte.

O segundo set foi bem mais equilibrado, embora Djokovic continuasse a cometer muitos erros no fundo de campo e alternasse altos e baixos. Nadal mostrava a costumeira dedicação, correndo atrás de bolas impossíveis e obtendo contra ataques espetaculares. A chance, no entanto, apareceu e o sérvio não desperdiçou: devoluções profundas para quebrar e um serviço afiado para completar o set.

A terceira série foi a mais disputada e também a de melhor qualidade técnica, com ambos os tenistas produzindo excelentes jogadas e mostrando excecional preparo físico. Como iniciou no serviço, Nadal liderou sempre o placar e a pressão sobre Djokovic ficou clara nos erros, a sétima dupla falta e dois break-points que permitiu no oitavo jogo. Mas ainda conseguiu reagir com certa precipitação do espanhol. A decisão tinha mesmo de ir ao tiebreak, e aí Nadal sobrou em campo.

Numa fantástica temporada, o canhoto espanhol fez final em dez dos onze torneios que jogou desde o seu retorno, em fevereiro. São sete títulos até agora, sendo seis em terra batida e um no piso sintético. Seu único fracasso foi a derrota na estreia de Wimbledon.

Com o retorno ao terceiro lugar do ranking mundial já garantido desde a véspera, Nadal já começa a ameaçar a vice-liderança do escocês Andy Murray. Caso conquiste o título neste domingo, ele subirá para 7.860 pontos e ficará 750 atrás do campeão de Wimbledon.

—————

Voltar