
Nadal nervoso, discute com árbitro, mas ganha
26-11-2010 16:35
Número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal brigou mais com a bola parada que com o jogo rolando para garantir sua vaga na semifinal do ATP Finals. Após discutir com o árbitro principal da partida, o brasileiro Carlos Bernardes, venceu o tcheco Tomas Berdych por 2 set a 0, com parciais de 7-6 (7-3) e 6-1.
Com essa vitória, o líder do ranking garantiu vaga na semifinal do torneio que está sendo realizado em Londres – ele precisava vencer apenas um dos sets para se classificar. Como foi o primeiro de sua chave, vai enfrentar o britânico Andy Murray por uma vaga na decisão. Já o tenista da República Tcheca está fora da competição.
A partida começou com os dois arriscando pouco, tendo apenas dois break-point para cada lado no primeiro set, todos salvos. A partida caminhava tranquila até que Nadal se envolveu em uma discussão com o árbitro Carlos Bernardes.
No 12º game do período inicial, quando Berdych vencia o set por 6 a 5, o juiz marcou uma bola fora, devolvida dentro por Nadal. Mas o tcheco pediu o desafio, que deu a primeira bola boa, convertendo o ponto para Berdych, que fez 30 a 15 no game.
O tenista espanhol então começou uma áspera discussão com o brasileiro, pedindo que o ponto voltasse, já que ele tinha feito a devolução correta. “O que você está fazendo é uma barbaridade, uma loucura”, dizia Nadal, aos gritos, chegando até a chamar à quadra um diretor do torneio. Mas o ponto não foi refeito.
Mesmo assim, o espanhol virou o game e o venceu, levando o jogo para o tie-break. Nadal conseguiu um mini-break logo no primeiro saque do desempate. Com isso, teve quatro set points após dupla falta de Berdych e, na segunda tentativa, conseguiu fechar o set em 7-6, com 7 a 3 no tie-break.
O segundo set começou mais tranquilo para o número 1 do mundo. Nadal conseguiu quebrar logo o segundo saque de Berdych, o que se repetiu no sexto game da partida, com mais uma dupla falta do tcheco. Com isso, o espanhol não teve problemas para fechar o período por 6 a 1 e vencer a partida por 2 sets a 0.
(in tenisbrasil)
Tags:
—————