O homem que inventou o torneio de Miami

23-03-2010 14:09

Butch Buchholtz. o homem que idealizou realizar um torneio de ténis no lugar onde havia uma lixeira, vai entregar o bastão depois de 25 anos à frente do torneio de Miami, conhecido pelo nome de Sony Ericsson Open, a mais importante competição tenística depois dos quatro eventos do Grand Slam. Buchholtz ainda se recorda bem da primeira vez que visitou esta ilha, quando procurava um local para o seu torneio. "Um paraíso tropical, agora", diz. "Mas o local era uma lixeira a céu aberto. Havia animais mortos, velhos frigorificos, carros velhos e o povo deitava lixo ali há mais de 30 anos", lembrou. Nada disso o fez recuar e ele transformou o local com base no conceito de torneio combinado, com a disputa dos quadros feminino e masculino. Miami foi o primeiro torneio mundial a igualar os prémios de homens e mulheres e a usar o replay electrónico. Aos 69 anos, Buchholtz vai comandar pela última vez os 13 dias da competição do Sony Ericsson Open. O ano passado ele já tinha anunciado isso. Actualmente, o torneio distribui US$ 9 milhões em prémios, atrai cerca de 300 mil espectadores e a elite do ténis mundial.

No aspecto pessoal, como jogador, Buchholtz ganhou como juvenil os torneios de Roland Garros, Wimbledon e US Open, ganhou o Junior Australia Open, atingiu o 5º lugar no ranking mundial, ganhou 22 torneios profissionais, membro fundador da primeira associação de jogadores e uma quantidade enorme de títulos e de honrarias.

Pode ver a foto aérea do local, que serve de fundo ao nosso chat e ficará com uma ideia do paraíso que os sortudos contemplam.

—————

Voltar