
Christophe Rochus fala sobre doping
02-11-2010 17:32
Bruxelas (Bélgica) - Em entrevista ao jornal belga La Dernière Heure, Christophe Rochus disse acreditar que doping está presente no mundo do tênis e que ele não seria contra a legalização de drogas que melhoram o desempenho. "Há um monte de trapaça. Simplesmente, as pessoas não gostam de falar sobre isso", afirmou o belga. "Eu gostaria apenas que o fingimento terminasse de vez. Essa hipocrisia é exasperante", completou Rochus, que disse ter recebido uma carta de advertência da ATP depois de falar sobre a questão no passado.
Rochus estima ter feito de 10 a 15 testes antidoping no nas últimas dez temporada, mas acredita que alguns jogadores conseguiram enganar o sistema. "Para mim, é inconcebível você jogar por cinco horas sob o sol e voltar totalmente recuperado no dia seguinte", comentou. "Eu me lembro de um jogo contra um rapaz cujo nome não vou dizer. Ganhei o primeiro set por 6/1, com muita facilidade. Ele foi ao banheiro e voltou ‘diferente’. Depois, ele abriu 5/3 no segundo set e quando eu consegui empatar em 5/5, o seu nariz começou a sangrar. Achei aquilo tudo muito estranho. "
Perguntado se ele concorda em permitir o uso de substâncias dopantes, Rochus foi bem claro. "Eu não seria contra, até porque (o consumo de substâncias dopantes) já existe. As pessoas que tomam este tipo de produto sabem muito bem os riscos que assumem para sua saúde”, disse o belga.
"Temos o caso de Cañas, por exemplo. Posso citar seu nome porque ele foi pego duas vezes”, disse o belga. O argentino Guillermo Cañas foi suspenso por doping apenas uma vez, ao passo que o compatriota Mariano Puerta é o único tenista a ter recebido duas suspensões. “No final, ele (Cañas) se sacrificou para ganhar a vida e sustentar várias gerações de sua família. Sua causa era quase nobre. "
Rochus também comentou a especulação de que uma suspensão por doping estaria por trás da súbita aposentadoria da compatriota Justine Henin, em maio de 2008, que ficou afastada das quadras por aproximadamente 18 meses, sendo que a suspensão padrão de doping é de dois anos."Ouvi os rumores como você", disse. “Tudo o que posso dizer é que eu achei surpreendente sua súbita parada sem razão aparente. Normalmente, os campeões como ela anunciam isso com vários meses de antecedência, para fazer uma espécie de turnê de despedida”, finalizou
(in tenisbrasil)
Tags:
—————