DAVIS CUP 2013 - PORTUGAL vs LITUÂNIA
Portugal vs Lituânia :: 5/0
Taça Davis: Portugal faz o pleno frente à Lituânia
Rui Machado conquistou este domingo o 5-0 para Portugal no último encontro da 2.ª ronda do Grupo II da zona Europa/África da Taça Davis, ao vencer o lituano Lukas Mugevicius por 6-2 e 6-0.
O tenista algarvio fez o pleno para a Seleção Nacional, que ganhou todos os encontros disputados contra a Lituânia entre sexta-feira e domingo no court do CIF, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa.
No play-off de acesso ao Grupo I da mais importante competição de ténis de seleções, Portugal vai encontrar o vencedor do embate entre Bósnia-Herzegovina e Moldávia, entre 13 e 15 de setembro.
Frederico Gil faz o 4-0 para Portugal na Taça Davis
Frederico Gil venceu este domingo o lituano Kasparas Zemaitelis por 6-1 e 6-3, no último dia da segunda ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis, a decorrer no CIF, em Lisboa.
Gil foi o escolhido pelo "capitão" Pedro Cordeiro para o primeiro encontro de singulares do dia, batendo Zemaitelis, o quarto tenista da seleção da Lituânia, em cerca de uma hora.
Ainda este domingo Rui Machado vai defrontar Lukas Mugevicius, no último encontro de singulares, disputado à melhor de três sets.
Portugal garantiu no sábado, com a vitória nos pares, o acesso ao play-off de apuramento para o Grupo I, no qual irá encontrar o vencedor do confronto entre Bósnia-Herzegovina e Moldávia.
Portugal vs Lituânia :: 3/0
Portugal garantiu este sábado o apuramento para o play-off de acesso ao Grupo I, depois de Gastão Elias e Rui Machado terem derrotado a dupla lituana, constituida por Lukas Mugevicius e Mantas Bugailiskis, com os parciais de 6-3, 6-0 e 6-2 numa hora e 27 minutos, para dar o terceiro e decisivo ponto à seleção nacional.
Na sexta, já Gastão Elias e Pedro Sousa tinham conquistado o 2-0 ao vencer os seus dois jogos de singulares.
Na próxima eliminatória, Portugal vai defrontar o vencedor do confronto entre Bósnia-Herzegovina e Moldávia. A segunda ronda do Grupo II da Zona Europa/África, que opõe a seleção portuguesa à lituana, realiza-se até domingo nos cortes do CIF, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa.
Fotos de hoje (clique aqui)
Portugal vs Lituânia :: 2/0
Pedro Sousa dá o 2-0 a Portugal
Pedro Sousa somou esta sexta-feira o segundo ponto para Portugal na segunda ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis frente à Lituânia, ao bater Dovydas Sakinis por 6-2, 6-4 e 6-0.
O tenista da "casa" imitou Gastão Elias, que venceu o primeiro encontro de singulares, para fazer o 2-0 na eliminatória frente ao 1.574.º jogador mundial e o número um lituano.
Sousa precisou apenas de três sets e cerca de uma hora e 30 minutos para fechar o encontro e permitir que, este sábado Elias e Rui Machado tenham a oportunidade de decidir a eliminatória no jogo de pares.
A segunda ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis, que opõe a seleção portuguesa à lituana, realiza-se entre hoje e domingo nos cortes do CIF, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa.
Além de Sousa, Elias e Machado, também Frederico Gil faz parte da seleção portuguesa, capitaneada por Pedro Cordeiro.
Gastão Elias coloca Portugal em vantagem
Número um português, na ausência de João Sousa, Elias não sentiu qualquer dificuldade para ganhar ao jovem lituano, de apenas 18 anos, fechando o encontro em uma hora e 15 minutos.
"Foi gerir o resultado até ao final e não deixar fugir o controlo", descreveu Elias, que somou aquela que espera ser "a primeira de muitas" vitórias à melhor de cinco sets por Portugal na Taça Davis.
Mugevicius começou a servir com duas duplas faltas, um reflexo do que aconteceria ao longo de todo o encontro, no qual conquistou apenas quatro jogos, depois de um primeiro parcial fechado a alta velocidade pelo 133.º tenista mundial, num 6-0 garantido em 20 minutos e com três quebras de serviço.
Elias, promovido a líder da seleção nacional devido à ausência de João Sousa (lesionado), deu-se bem com o estatuto, ora terminando os pontos com bolas longas em cima da linha, ora subindo à rede.
Pouco habituado a jogar em cortes de terra batida e outdoor, Mugevicius debateu-se com o forte vento que se fez sentir no corte do CIF, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa, acumulando serviços falhados e duplas faltas, numa série de erros que só lhe permitiria sair vitorioso ao nono jogo disputado.
Com o segundo set a ficar concluído aos 6-1, o terceiro parcial arrancou com mais equilíbrio, com o jovem de 18 anos a dispor de um "break-point" quando Elias servia para fazer o 4-1. O número dois lituano, sem cotação no ranking mundial, conseguiu fazer o 5-2 e, a servir para evitar o final do encontro, vendeu cara a derrota, com o "match-point" a surgir num ponto confuso.
"Aquilo tinha duas marcas, uma era claramente fora e outra era dentro. Quando o árbitro desceu da cadeira pensei que estava a apontar para a que era dentro, mas depois disse 'game, set and match' e não percebi. Houve um mal-entendido, não percebi qual era a marca que estava a apontar", explicou o português.
Elias reconheceu que acusou algum desgaste mental na reta final do encontro. "Baixei o nível de intensidade e ele entrou um bocadinho no jogo, mas sentia que a qualquer momento podia acabar com o jogo. O adversário era claramente mais fraco e, nestes jogos, é sempre difícil manter a intensidade lá em cima durante muito tempo", assumiu.
Portugal lidera por 1-0 a segunda ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis frente à Lituânia.
in Record