Gonçalo LOUREIRO - CIF |
Gonçalo Loureiro - A Entrevista
- Desde que idade jogas ténis? Onde treinas actualmente e quem é o teu treinador?
Jogo desde o 3 anos, o meu treinador e o Fernando Tocha e jogo no C.I.F.
- Quantas horas treinas diariamente? E a escola, como consegues compatibilizar as duas actividades?
Neste momento estou a treinar mais ou menos 3 horas por dia. Em relaçao a escola até agora não tem sido muito difícil, também ainda estou no 9ºano, quando estou em torneios ou assim e falto a testes costumo fazer o teste antes ou depois, ou faço um trabalho.
- Quais são os momentos mais felizes da tua carreira que desejes destacar?
Acho o momento mais feliz da minha carreira foi quando fui Campeão da Europa com o Frederico Silva, nós fomos os primeiros portugueses a conquistar um titulo europeu de ténis por isso acho que o foi o meu titulo mais importante. Mas também o titulo de Vice Campeões do Mundo, apenas uma selecção tinha chegado a esta competição e ainda mais á final do torneio acho que foi um momento muito importante na minha carreira. Mas queria agradecer ao Rodolfo Pereira, ao Frederico Silva( também queria agradecer pelo campeonato da europa) e ao Pedro Felner porque sem eles provavelmente este titulo não tinha sido conseguido.
- Quais são os jogadores/as que mais admirem a nivel nacional e internacional?
Neste momento o jogador português que mais admiro é o Pedro Sousa, e a jogadora e a Maria João Koehler. A nivel internacional o meu jogador favorito é o Rafael Nadal e o Fernando Verdasco, quanto ao circuito WTA não costumo dar muita atenção.
- Quais daqueles que defrontaste foi mais difícil contrariar?
O meu jogo mais difícil foi num torneio na Estónia, no ano de 2008 o russo Alexander Mozgovoy que ganhei 6/4 no terceiro set, ele era um jogador muito forte de fundo de campo, para ser mais claro era igualzinho ao Davydenko em termos de jogo e estatura. Outro jogo também muito dificil foi contra o Frederico Silva nos Açores no meu ultimo ano de sub12 que ganhei por 3/6 7/6 7/6, como devem saber o Frederico é um jogador bastante completo e naquele dia estava um grande vento, o que me ajudou bastante.
- Quais as qualidades que mais aprecias ao observar um jogador de ténis?
Eu gosto bastante de um jogador que venha bastante para a rede, e que varie bastante o jogo.
- Quais são as maiores dificuldades que tens sentido para seguires o teu sonho e o teu percurso? Tens algum tipo de apoio ou patrocínio que queiras referir?
Acho que a falta de tempo para treinar devido a escola, por ainda estar no 9ºano ainda tenho bastantes disciplinas então é bastante difícil. Também por vezes ir jogar torneios lá fora devido aos elevado custos. E tambem a falta de competividade na maioria dos torneios. Neste momento sou patrocinado pela Wilson, que me tem ajudado bastante e queria agradecer ao representante da marca Pedro Graça.
- Quais são os teus objectivos para 2010?
Para 2010 queria ver se ganhava os meus primeiros pontos ITF, conseguir ter um bom ranking nacional de seniores que me iria permitir jogar os melhores torneios seniores de Portugal e também jogar com os alguns dos melhores jogadores Portugueses.
- O que gostas de fazer nos teus tempos livres?
Nos meus tempos livres gosto de ver televisão, jogar computador e ouvir musica.Queria agradecer novamente ao Rodolfo Pereira, Frederico Silva e Pedro Felner. E ainda á Wilson, e mais precisamente ao Pedro Graça.