Almagro vence e convence

13-02-2011 10:34

 

Costa do Sauípe (BA) - Campeão do Brasil Open em 2008, o espanhol Nicolas Almagro confirmou o status de principal favorito e repetiu a dose neste sábado ao bater o embalado ucraniano Alexadr Dolgopolov, que até então não havia perdido um set sequer. O número 13 do mundo levou 1h28 para derrotar o rival e ficar com o título no Sauípe, o oitavo da carreira, todos sobre a terra batida.

Uma das sensações do último Aberto da Austrália, Dolgopolov não resistiu ao jogo mais consistente do espanhol, que anotou vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-3). Esta foi a terceira vez que os dois duelaram pelo circuito, agora com duas vitórias de Almagro, todas no saibro.

Equilibrado, o primeiro set foi definido no oitavo game, quando o cabeça de chave número 1 anotou a primeira e única quebra da partida, fechando a parcial na sequência. Sem quebras no segundo set, a decisão foi para o tiebreak, no qual Dolgopolov mais uma vez não conseguiu dificultar a vida do espanhol e acabou caindo em sua primeira final da carreira.

A superioridade de Almagro foi tamanha que o ucraniano 32 do mundo não teve uma oportunidade sequer de quebra durante todo o jogo, cedendo cinco break-points para o vencedor, que aproveitou um.  Em duelo bem parelho, o espanhol acabou levando a melhor com apenas três pontos a mais do que Dolgopolov, com 65 contra 62.

O título do tenista de Murcia ratifica o domínio espanhol na Costa do Sauípe. A “Armada” levantou as últimas quatro taças do evento baiano, somando cinco troféus em 11 edições do Brasil Open. Além de Almagro, duas vezes campeão, os outros compatriotas são Rafael Nadal, Tommy Robredo e Juan Carlos Ferrero.

Do outro lado, Dolgopolov fazia sua primeira final da carreira em nível ATP. Seu melhor resultado antes do Sauípe havia sido na grama de Eastbourne, na temporada passada, quando foi até as semifinais. Porém, ele já faturou dez títulos na carreira, cinco em challengers e outros cinco em futures, todos no saibro.

( in tenisbrasil )

—————

Voltar