ATP :: Nadal não vai aos EUA e prepara Monte Carlo

26-02-2013 23:10

Madrid (Espanha) - Conforme se esperava, o espanhol Rafael Nadal irá mesmo desistir de disputar os dois Masters 1000 disputados em março sobre o piso sintético norte-americano. O número 5 do mundo informou nesta terça-feira que ficará de fora de Indian Wells e de Miami, torneios em que chegou as meias finais do ano passado, e saltará diretamente para a terra batida de Monte Carlo.

Após disputar o ATP de São Paulo, Nadal foi para a ilha de Cozumel para se preparar para Acapulco e, junto com o técnico e tio Toni, tomou a decisão de não arriscar-se no piso duro. Desta forma, o espanhol completará um ano todo sem competir em superficies sintéticas, já que sua última tentativa aconteceu justamente em Miami de 2012. Contundido desde Wimbledon, ele não disputou qualquer torneio no segundo semestre.

O principal motivo da desistência é que o joelho esquerdo continua incomodando. Desde o seu regresso, há três semanas, já se especulava da possibilidade de ele competir unicamente na sua superficie preferida nesta temporada, como forma de se preservar e atingir a recuperação total. Ele próprio afirma que sua maior ambição é ter uma carreira longa. Sonha principalmente competir nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Ele ficará 41 dias em Manacór preparando-se para Monte Carlo, que começa dia 14 de abril.

A perda dos 720 pontos não afetará drasticamente o seu ranking, mas a temporada europeia será bem mais exigente. Ele terá nada menos que 4.590 pontos a defender. Na condição de cabeça 5 em Madrid, Roma e Paris, fica a chance de cruzar com Novak Djokovic ou Roger Federer ainda nos quartos de final.

—————

Voltar