ATP 1000 Roma :: Finalista, Nadal vence 13ª seguida contra Berdych

18-05-2013 18:20

Roma (Itália) - O espanhol Rafael Nadal manteve a escrita contra Tomas Berdych. Neste sábado, nas meias finais do Masters 1000 de Roma, o canhoto de Mallorca conseguiu a sua 13ª vitória seguida contra o rival ao aplicar parciais de 6/2 e 6/4, em 1h17 de confronto. Agora, ele espera pelo vencedor da outra meia, na qual o suíço Roger Federer enfrenta o surpreendente francês Benoit Paire.

Berdych segue sem vencer o espanhol desde 2006, quando superou Nadal nos quartos de final no Masters de Madrid, na altura disputado no piso rápido, a partir dai 13 derrotas seguidas. No geral, o canhoto de Mallorca soma 14 triunfos e apenas três derrotas contra o checo.

Além de jogar pelo título do torneio, onde já levantou a taça seis vezes, Nadal também entra em court na final deste domingo de olho no número 4. Se ele conseguir triunfar não só erguerá o seu sexto troféu na temporada, mas também regressa ao posto de quarto melhor do mundo. Já no ranking do ano, o canhoto de Mallorca vai aparecer na próxima segunda-feira como líder.

Independentemente de quem seja o rival na final no Foro Itálico, o espanhol entrará em court com histórico positivo a seu favor. Contra Paire foram dois os confrontos até então, ambos nesta temporada, sobre terra batida e com vitória de Nadal. O histórico contra Federer é bem mais amplo e conta com 19 triunfos do canhoto contra 10 do suíço.

Nadal começou com tudo na partida e logo no primeiro jogo conseguiu um break sobre o checo. Sofrendo para vencer os pontos com o serviço, faturando apenas metade deles na parcial inicial, Berdych foi presa fácil para o atual número 5 do mundo, que ainda conseguiu concretizar mais um break-point a seu favor e fechou o set com tranquilo 6/2.

A desvantagem no placar não abalou Berdych, que calibrou melhor o braço e melhorou o aproveitamento de serviço no segundo set. Mesmo assim, o checo vacilou na reta final, permitiu que Nadal aproveitasse a solitária chance de break que teve a seu favor no nono jogo e servisse de seguida para conquistar a vitória.

—————

Voltar