ATP 1000 Roma :: Nadal sofre, mas supera Ferrer e vai à meia final

17-05-2013 19:54

Roma (Itália) - Pela segunda semana seguida, os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer defrontaram-se nos quartos de final. Assim como aconteceu em Madrid, o número 4 do mundo deu trabalho, mas novamente acabou derrotado em três sets, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/2, em 2h46 de confronto, e viu o compatriota classificar-se para as meias finais do Masters 1000 de Roma.

O checo Tomas Berdych, que surpreendeu o sérvio Novak Djokovic, será o próximo adversário do canhoto de Mallorca. Novamente, Nadal terá pela frente um adversário com histórico bastante negativo. Se contra Ferrer ele anotou a 19ª vitória em 23 jogos, frente ao checo ele não perde desde 2006, conseguindo 12 triunfos seguidos.

Marcado pelo equilíbrio, o primeiro set foi definido no detalhe e a má atuação de Ferrer nos pontos importantes foi crucial para o resultado final. Enquanto ele desperdiçou todas as seis oportunidades de break que teve a seu favor, Nadal foi cirúrgico e no único break-point que conseguiu levou a melhor e com isso saiu na frente do compatriota.

Sem se abalar com a desvantagem no duelo, o tenista de Javea entrou com tudo no segundo set, anotou dois breaks e chegou a ter 4/0 no marcador. Nadal conseguiu recuperar, chegou a servir a 4/5, mas não evitou que Ferrer superasse o seu serviço mais uma vez e permitiu que o compatriota empatasse o confronto.

Depois de fazer dois sets muito bons, Ferrer não seguiu com o mesmo rendimento no terceiro, desperdiçou os quatro break-points que teve a seu favor, ao passo que Nadal anotou dois nas mesmas quatro oportunidades e assim concretizou a sua oitava vitória consecutiva diante do compatriota, que não vence desde os quartos de final no Australian Open de 2011.

Além de valer um lugar nas meias finais no Foro Itálico, a batalha de espanhóis também pode definir o número 4 do mundo. Com a queda de Ferrer, ele pode ser ultrapassado caso Nadal consiga facturar o título em Roma. O canhoto de Mallorca tem outro motivo também para comemorar, será o melhor da temporada na próxima segunda-feira, ultrapassando Djokovic.

—————

Voltar