ATP 2013 BNP Paribas Open :: Del Potro derruba nº1 e tenta título inédito na Califórnia

17-03-2013 00:30

Indian Wells (EUA) - Num esforço incrível, o argentino Juan Martin del Potro utilizou toda a sua força e competência para conseguir uma incrível virada sobre o número 1 do mundo Novak Djokovic, que defendia a invencibilidade de 22 partidas. Com o placar de 4/6, 6/4 e 6/4, ele passou para a final de Indian Wells e vai tentar seu primeiro troféu de nível Masters.

Del Potro enfrentará Nadal neste domingo pela 11ª vez na sua carreira e leva desvantagem, já que ganhou apenas três vezes, todas no piso sintético, a última delas na histórica campanha no US Open de 2009, que o levou ao título. Desde então, perdeu uma vez em cada tipo de superficie, todas em 2011. 

Apesar de equilibrado, o primeiro set não chegou a ser espectacular. Os dois tenistas não tiveram grande aproveitamento de primeiro serviço (ficaram na casa dos 65%) e por isso também não venceram rapidamente (Djokovic ganhou 72% desses pontos e Del Potro, 68%). Dessa forma, as longas trocas de bola foram a tônica. O argentino jamais ameaçou o serviço adversário e precisou salvar seis de sete break-points, cedendo enfim no último ponto do set.

Depois de pedir atendimento para uma bolha no pé esquerdo, Del Potro pareceu voltar melhor e disparou com mais firmeza os seus golpes de base. Os três primeiros jogos foram de breaks, até o argentino abrir 3/1 no seu melhor momento na partida. Chegou com autoridade a 5/2, mas falhou na hora de fechar e Djokovic diminuiu perigosamente para 5/4. Mas o cabeça 7 manteve a cabeça fria e empatou tudo.

A terceira set teve de tudo. O líder do ranking embalou, variou e fez 3/0. Delpo não se entregou, apesar do evidente desgaste que sofria, e empatou tudo no sexto jogo. Ainda abriu 15-40 no jogo seguinte, mas desperdiçou a incrível chance. Depois, num interminável nono jogo, colocou toda raça e força que restava para obter outro break. Enfim, após 2h50, anotou o seu segundo grande resultado consecutivo, uma vez que vinha de vitória sobre o cabeça 3 Andy Murray.

Com a sua terceira vitória em 11 duelos diante de Djokovic - havia perdido quatro vezes depois da vitória nos Jogos Olímpicos de Londres -, Del Potro repete a campanha de Montreal de 2009, sua única final de Masters até então.

—————

Voltar