ATP 2013 BNP Paribas Open :: Nadal elimina um apático Federer e vai à meia final

15-03-2013 08:10

Indian Wells (EUA) - O espanhol Rafael Nadal dominou completamente o suíço Roger Federer mais uma vez e está nas meias finais do Masters de Indian Wells. Com um tênis seguro e preciso na maior parte do tempo, contou com um adversário fora de jogo e não teve maior dificuldade para anotar as parciais de 6/4 e 6/2. O jogo durou 1h23.

Esta foi a segunda vitória de Nadal sobre um tenista top 4 no seu retorno às quadras, após sete meses de inatividade. Ele também tinha batido facilmente o compatriota David Ferrer na final de Acapulco. Agora, terá outro desafio interessante, já que defronta Tomas Berdych, sexto colocado, no sábado. Na história, Nadal tem 13 vitórias em 16 duelos contra Berdych, que ganhou pela última vez em 2006 e assim tem uma série de 11 derrotas sucessivas.

Nadal foi melhor em todos os aspectos relevantes do primeiro set. O equilíbrio manteve-se até ao quarto jogo, mas a partir daí o suíço passou a ter dificuldades para manter o serviço (o seu aproveitamento de pontos com o primeiro serviço foi de apenas 68%). Salvou um break-point com coragem, mas no sétimo jogo não aproveitou o 40-15 e cedeu a quebra. Ainda salvou dois set-points antes da queda. Facto pouco comum, Nadal liderou tanto em winners (11-8) como em erros (8-16).

A imprecisão de Federer continuou na abertura do segundo set. Com golpes descalibrados ou bolas muito curtas, além de evidente falta de maior mobilidade, novamente procurou subir de qualquer jeito à rede. Não ofereceu resistência e Rafa abriu 3/0. Só então o cabeça 2 produziu jogadas de maior qualidade, conseguindo ser agressivo mesmo no serviço adversário. A reacção durou pouco. Nadal recuperou o ataque constante no backhand com bolas muito altas e tirou o que restava da confiança de Federer. A estatística final mostrou vantagem de 19-13 nos winners e de 13-30 nos erros, com o suíço vencendo apenas 31% dos pontos em que precisou do segundo serviço.

Com o resultado, o canhoto espanhol amplia ainda mais sua vantagem sobre Federer no longo confronto direto entre os dois, que começou em 2004. Agora são 19 contra 10, com seis vitórias para cada lado em superficies de piso sintético.

Federer, por seu lado, pode perder a vice-liderança do ranking, caso o escocês Andy Murray atinja a final de Indian Wells neste domingo. Ele enfrentará às 22h30 desta sexta-feira o argentino Juan Martin del Potro e, se vencer, defrontará quem passar de Novak Djokovic e Jo-Wilfried Tsonga.

—————

Voltar