ATP 2013 BNP Paribas Open :: Nadal marca feitos e recorde com título nos EUA

17-03-2013 23:47

Indian Wells (EUA) - O argentino Juan Martin del Potro terá de esperar mais um pouco para conquistar o seu primeiro título de Masters. Depois de liderar a final de Indian Wells por 6/4 e 3/1, ele assistiu a espectacular reacção do espanhol Rafael Nadal, que assim conquistou pela terceira vez o torneio no deserto californiano. As parciais de uma partida muito bem disputada foram de 4/6, 6/3 e 6/4.

O prêmio de US$ 1 milhão marca o regresso de Rafa aos triunfos sobre superficie sintética. O último havia sido em outubro de 2010, no ATP 500 de Tóquio. Nadal não actuava sobre esse tipo de superfície desde os quartos de final de Miami do ano passado (venceu, mas abandonou a partida seguinte contra Andy Murray por lesão).

A semana terminou repleta de feitos importantes para o espanhol. Com o terceiro título da temporada e o 53º no total, Nadal também atingiu a 600ª vitória da carreira e o 22º troféu de nível Masters, voltando a liderar o quadro que anteriormente dividia com o suíço Roger Federer. Irá retornar ao quarto posto do ranking, recuperando a posição que havia perdido por inactividade, em janeiro, para David Ferrer.

Del Potro começou a partida de forma lenta e Nadal, com golpes certeiros e erros mínimos, abriu rapidamente 3/0. Com esforço, o argentino conseguiu seu primeiro jogo e aí ganhou motivação. Conseguiu recuperar o break e empatar no sexto jogo. Seus golpes de fundo passaram a ser mais contundentes e, apesar do esforço do espanhol em chegar a bolas quase impossíveis, acabou cedendo novo jogo de serviço. Delpo novamente forçou tudo o que pode e acabou fechando, com dois voleis difíceis.

A situação melhorou ainda mais para o cabeça 7 quando Nadal perdeu intensidade e não jogou bem o importante jogo inicial do segundo set. o break permitiu que Del Potro jogasse mais solto e chegasse a 3/1. Porém, ele acabou exagerando no sexto jogo, forçou em demasia até mesmo o serviço, e Nadal reagiu. Ganhou cinco jogos seguidos, com mais winners (12-8) e menos erros (8-13).

Com a confiança recuperada, o espanhol voltou a pressionar o adversário. Desperdiçou breaks no começo do terceiro set, mas concretizou fez 2/1 e então administrou o seu serviçoe e controlou o esgotamento de Del Potro para conseguir a sua oitava vitória - as quatro últimas consecutivas - em onze duelos já feitos contra o argentino.

—————

Voltar