ATP 2013 BNP Paribas Open :: Nadal volta ao piso sintético com boa vitória
10-03-2013 09:53Indian Wells (EUA) - Mesmo com pouco tempo de adaptação, o espanhol Rafael Nadal fez a sua primeira partida no piso sintético em praticamente 12 meses e não decepcionou. Apesar de alguns altos e baixos, eliminou o norte-americano Ryan Harrison, 73º do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (3) e 6/2.
Na terceira ronda do Masters de Indian Wells, o número 5 do mundo enfrentará o argentino Leonardo Mayer, que causou surpresa ao despachar rapidamente o russo Mikhail Youzhny, por 6/2 e 6/3. Os dois se cruzaram há poucos dias, nos quartos de final de Acapulco, e Nadal venceu por 6/1 e 7/5. A outra vitória do espanhol sobre Mayer aconteceu no ano passado, justamente em Indian Wells, por fáceis 6/1 e 6/3.
Caso chegue às oitavos de final, o seu adversário sairá do duelo entre o italiano Andreas Seppi, cabeça série 20, e o embalado letão Ernests Gulbis. Nos jogos deste sábado, Seppi tirou o alemão Daniel Brands, por 7/5 e 6/4, e Gulbis arrasou o número 9 do mundo Janko Tipsarevic, por 6/2 e 6/0.
Rafa começou muito bem a partida contra Harrison, mostrando um estilo agressivo que o levou rapidamente a 4/1. Aí perdeu a consistência, passou a cometer erros no fundo de quadra e o adversário empatou. A decisão foi ao tiebreak e aí a diferença foi grande, com muito empenho do espanhol, que encerrou a série com 13 winners e 19 erros, resultado de seu estilo de golpes mais forçados.
O segundo set viu um Harrison sem uma tática eficiente em campo, ora tentando ser muito agressivo, ora jogando bolas altas. Em todos os casos, Nadal mostrou-se sempre mais eficiente e, com dois breaks, abriu 4/1 e 5/2. O seu único momento difícil veio no quarto jogo, quando precisou salvar dois break-points.
Esta foi 13ª vitória de Nadal nas últimas cinco semanas em 14 partidas disputadas. Ele perdeu apenas na final de Viña del Mar para o argentino Horacio Zeballos, conquistando depois os troféus de São Paulo e Acapulco. Aproxima-se rapidamente de mais uma marca histórica: esta foi a 596ª vitória de sua carreira, onde soma apenas 123 derrotas.
Nadal é o recordista de títulos em torneios de nível Masters, com 21, ao lado do suíço Roger Federer. Ele atingiu nesta madrugada de domingo o 231º triunfo em torneios dessa categoria contra 47 derrotas.
Tags:
—————