ATP 250 HALLE :: Federer vinga-se e procura o primeiro título do ano

16-06-2013 09:09

Halle (Alemanha) - Apesar de um primeiro set irregular, o suíço Roger Federer vingou-se da derrota sofrida perante o alemão Tommy Haas na final do ano passado e vai procurar neste domingo o seu sexto título no ATP 250 de Halle, importante preparativo para Wimbledon. O número 3 do mundo anotou os parciais de 3/6, 6/3 e 6/4. Atrás de seu primeiro troféu da temporada, ele enfrentará o vencedor da partida entre o francês Richard Gasquet e o russo Mikhail Youzhny.

Depois de vencer cinco vezes o torneio entre 2003 e 2008, Federer esteve em outras duas finais de Halle, mas perdeu inesperadamente para dois veteranos: Lleyton Hewitt, em 2010, e Haas no ano passado. Ainda assim, seu recorde sobre a relva alemã é excelente, com 42 vitórias e apenas cinco derrotas.

Esta é apenas a segunda final de Federer na temporada, num dos mais fracos semestres de toda a carreira. Ele esteve na final de Roma em maio, caindo diante de Rafael Nadal. Se vencer neste domingo, atingirá o 77º troféu da carreira e o 13º sobre relva, aspecto em que já é recordista. No total, tem 119 vitórias e apenas 17 sobre o piso natural do tênis.

Haas fez um belo primeiro set, em que foi muito consistente tanto no serviço como na devolução. No sexto jogo, bloqueou muito bem os serviços do adversário e não cometeu erros, obtendo o break. Ele tinha 4% dos pontos ganhos após acertar o primeiro serviço, mas sofreu no jogo final e escapou de 15-40.

Isso parece ter dado ânimo a Federer. O suíço conseguiu enfim o primeiro break logo no segundo jogo do segundo set e, mesmo com 57% de acerto no primeiro serviço, manteve a vantagem até completar a série. Haas saiu do jogo de vez. Cometeu nada menos que duas duplas faltas seguidas no terceiro jogo e aí Federer abriu 3/1. Haas escapou de ceder novo serviço e lutou até o último jogo, sem evitar a 11ª derrota em 14 duelos diante do suíço.

Federer tem ampla vantagem nos confrontos diretos tanto diante de Gasquet como de Youhzny. O francês ganhou apenas dois jogos em 12 confrontos, o mais recente deles no saibro de Roma de 2011. O russo por sua vez tem 14 derrotas sucessivas, incluindo seis sobre relva e três em Halle.

—————

Voltar