ATP 250 Marselha :: Tsonga triunfa sobre Berdych e levanta mais um título

24-02-2013 17:15

Marselha (França) - Pela segunda vez na carreira, o francês Jo-Wilfried Tsonga sagrou-se campeão do ATP 250 de Marselha, repetindo o feito de 2009. Neste domingo, o atleta da casa não teve facilidades na final contra o checo Tomas Berdych e precisou salvar um match-point antes de bater o rival em três sets e conquistar o título, com placar final de 3/6, 7/6 (6) e 6/4, em 2h10 de confronto.

Esta foi a 10ª taça levantada pelo francês na carreira, sendo que metade delas aconteceram em França. Além das duas conquistas em Marselha, Tsonga também foi campeão duas vezes em Metz (2012 e 2011) e uma no Masters 1000 de Paris, em 2008.

Com um break solitário no primeiro set, Berdych começou na frente e parecia que iria fazer valer a condição de principal favorito no torneio. O checo não só tinha a vantagem no placar, mas também o histórico contra Tsonga era favorável, uma vez que nos cinco embates anteriores com o francês ele havia perdido apenas um.

O segundo set foi ainda mais equilibrado e mesmo com seus 10 aces, Tsonga cedeu três oportunidades de break para o rival, que não aproveitou uma sequer e viu a definição ir para o tiebreak. Berdych começou na frente no desempate e chegou a ter um match-point, que foi salvo com um ace do tenista da casa.

Depois de salvar-se na partida, o local conseguiu levar a melhor no tiebreak e forçou a decisão para o terceiro set. Tsonga aproveitou um break no começo do parcial para alcançar uma vantagem que foi administrada até o fim, concretizou então a sua segunda vitória sobre Berdych e devolveu a derrota sofrida na final do ATP de Estocolmo, no ano passado

—————

Voltar