ATP 250 VTR Open :: Com coragem, Zeballos impede o título de Nadal

11-02-2013 08:02

Viña del Mar (Chile) - A determinação e a coragem foram as marcas registradas do argentino Horacio Zeballos para conseguir um verdadeiro feito: conquistou o seu primeiro titulo de nível ATP, perante Rafael Nadal, o maior tenista em terra batida. O número 76 do ranking, de 27 anos, lutou 2h47 para conseguir os parciais de 6/7 (2), 7/6 (6) e 6/4, faturando assim o ATP 250 de Viña del Mar.

O feito é ainda mais especial porque foi apenas a 20ª derrota de Nadal sobre a terra batida na sua carreira. Em finais nesse tipo de piso, Nadal só havia perdido diante de Roger Federer e Novak Djokovic. O canhoto espanhol, que voltou após pouco mais de sete meses de afastamento por lesão crônica no joelho esquerdo, procurava o 51º título da carreira o o 37º na terra batida.

A decisão foi bem mais apertada do que se esperava, principalmente porque os dois tenistas foram muito melhores no serviço do que na resposta. Logo no segundo jogo da partida, Nadal teve o seu serviço ameaçado, mas ele escapou do 15-40. Daí a decisão foi ao tiebreak, onde então prevaleceu a experiência e o sangue frio do cabeça 2.

O segundo set também foi muito equilibrado. Desta vez, foi Rafa quem teve duas chances de break não aproveitadas, na altura do sexto jogo, o que poderia ter simplificado o placar. Dois jogos depois, abriu 0-30, mas novamente o argentino reagiu com determinação. A definição foi a novo tiebreak e aí o argentino jogou bem melhor, abrindo 5-3. Sò foi fechar no terceiro set-point, porém atuou o tempo todo com muita coragem. Já se iam duas horas de duelo.

Enfim, logo no primeiro jogo do terceiro set, aconteceu o primeiro break da partida e foi favorável a Nadal, que foi muito firme no fundo de campo. Ele no entanto falharia logo em seguida. Com 3/4, o espanhol conseguiu um volei difícil para evitar novo break, mas acabou cedendo diante de novos ataques constantes do argentino, que fechou a partida em grande estilo.

Esta foi a segunda final de nível  ATP para Zeballos, campeão do challenger de São Paulo na primeira semana desta temporada. Ele havia sido derrotado no piso sintético de São Petersburgo, em 2009.

—————

Voltar