ATP 500 Dubai :: Berdych salva três match-points e elimina Federer

01-03-2013 21:41

Dubai (Emirados Árabes) – Pela sexta vez na carreira, Tomas Berdych derrotou Roger Federer. O checo está na final do ATP 500 de Dubai após salvar três match-points e bater o suíço com parciais de 3/6, 7/6 (8) e 6/4. Seu adversário na final será o sérvio Novak Djokovic.

Berdych havia surpreendido Federer no último encontro entre eles, nos quartos de final do US Open. O confronto direto agora aponta 11 triunfos do suíço e seis do checo. Esta é a segunda final do número 6 do mundo na temporada. A outra foi justamente na última semana contra Jo-Wilfried Tsonga em Marselha, onde o tenista local prevaleceu.

A partida da meia final começou com os dois jogadores errando mais do que costumam. Federer tentou a estratégia de subir bastante à rede, mas os seus voleis não estavam num bom dia. Ambos tiveram várias hipoteses de break no set, mas o suíço foi o único a converter uma chance, no sétimo jogo.

O segundo set foi repleto de reviravoltas, com Federer e Berdych alternando entre bons e maus momentos. O checo conquistou o break-point no sexto jogo e chegou a ter 5/2, mas falhou ao servir para o set e precisou salvar três break-points em 5/5. No jogo seguinte, Berdych teve um set-point e não desafiou uma bola de Federer que havia sido fora, chamada erradamente pelo juiz de linha.

O tiebreak foi igualmente emocionante e Federer acabou desperdiçando três match-points. Berdych converteu o terceiro set-point para forçar o set decisivo. Claramente desapontado com as chances perdidas, Federer perdeu o serviço no quinto jogo e, apesar de salvar dois match-points em 3/5, não resistiu ao jogo seguinte e se despediu de Dubai.

Berdych busca o nono título da carreira, quinto em quadras sintéticas. O checo é grande “freguês”de Djokovic, com uma vitória em 13 partidas, na meia final de Wimbledon em 2010. Desde então, foram 10 triunfos seguidos do sérvio, incluindo os quartos de final do Australian Open deste ano.

—————

Voltar