ATP Barcelona: Nadal bate Ferrer e chega ao hepta em Barcelona

29-04-2012 18:41

 

Barcelona (Espanha)Rafael Nadal fez sua partida mais problemática este ano na terra, mas conseguiu chegar à incrível marca de sete títulos no ATP 500 de Barcelona. O número 2 do mundo salvou cinco set-points no primeiro set e derrotou David Ferrer pela quarta vez na decisão por 7/6 (7-1) e 7/5 em 2h40. Além de recuperar os 500 pontos no ranking, Nadal ganhou 301,150 euros de premiação.

O canhoto de Mallorca já soma 48 títulos na carreira, 34 em terra, sua superfície favorita, Nadal está a seis troféus da marca de Thomas Muster e a 11 do recordista Guillermo Vilas. Já Ferrer perdeu a 15ª final em 29 tentativas, mas continua como líder de vitórias na temporada, 28 no total. O torneio de Barcelona teve campeões espanhóis nas suas últimas 10 edições.

O título desde domingo coloca Nadal na história como o único jogador da Era Aberta a vencer dois torneios pelo menos sete vezes (é octa em Monte Carlo). O espanhol está invicto há 34 jogos em Barcelona e ganhou os últimos 32 sets disputados na cidade. Porém, Nadal esteve muito perto de ceder as duas parciais para Ferrer.

O primeiro set teve 1h30 de duração e teve games longuíssimos. Nadal e Ferrer foram agressivos, mas a perfeição defensiva dos dois tenistas impedia pontos rápidos. Mesmo assim, Nadal não sacou ou se movimentou como no resto da semana e passou um verdadeiro sufoco sacando em 5/6.

Ferrer teve cinco chances de fechar o set e, em todas elas, Nadal usou o saque aberto de canhoto para comandar o ponto. Quando número 6 do ranking finalmente calibrou a devolução, não conseguia dar sequência à jogada e acabava errando. Dessa maneira, Nadal levou ao tiebreak e aproveitou o cansaço e a decepção de Ferrer para fechar.

Visivelmente cansados, os espanhóis fizeram um segundo set com muitos erros. Nadal parecia disposto a atropelar quando abriu 3/1, mas vacilou em seguida e permitiu que Ferrer devolvesse a quebra. Nadal ficou em apuros novamente ao ser quebrado com dupla-falta em 4/4. Porém, Ferrer falhou ao sacar para o set e não teve mais forças para reagir. Pela quarta vez, ele não conseguiu superar Nadal em Barcelona.

 

in Tenisbrasil

—————

Voltar