ATP Doha, UEA - Monfils joga muito, tira Nadal e faz final francesa

06-01-2012 19:17

Doha (Catar) - Com mais de duas dezenas de bolas vencedoras perfeitas, o francês Gael Monfils tornou a decisão do ATP 250 de Doha numa festa francesa. Ele derrotou em grande estilo o número 2 do mundo Rafael Nadal, por 6/3 e 6/4, e irá decidir o título deste sábado diante do amigo Jo-Wilfried Tsonga, que nem precisou ir à quadra, favorecido pelo abandono do suíço Roger Federer.

Esta foi apenas a segunda vitória de Monfils sobre Nadal em dez duelos disputados. O único resultado positivo havia acontecido exatamente em Doha, há três anos, em rodada de quartas de final. Depois disso, foram cinco derrotas consecutivas.

A atuação do francês foi excelente no primeiro set. Ao invés do tradicional estilo mais cauteloso, Monfils optou por tentar definição dos pontos da linha de base e se saiu muito bem. Com grande aproveitamento do primeiro saque, ele chegou a 3/2 e então obteve a quebra no sexto game, com pelo menos dois winners geniais. Bastou então manter o saque.

Nadal reagiu no início do segundo set, favorecido principalmente pela mudança tática do adversário, que voltou a fazer um jogo mais cauteloso de fundo de quadra. O espanhol chegou a abrir 4/1, mas então falhou num game que se mostraria essencial. Monfils ganhou todos os cinco games seguintes.

Monfils e Tsonga se enfrentaram apenas três vezes no circuito, com as duas primeiras ficando com Tsonga, em Bangcoc e Tóquio, e a mais recente em Montpellier, em 2010, todas sobre superfície rápida. Monfils buscará o quinto troféu da carreira e Tsonga, que é um ano mais velho, o sétimo.
 

in TennisBrasil

—————

Voltar