ATP Madrid Open :: Federer é surpreendido e perde a vice liderança

10-05-2013 12:11

Madrid (Espanha) - Actual campeão do Masters 1000 de Madrid, o suíço Roger Federer decepcionou nesta quinta-feira e acabou eliminado ainda nos oitavos de final. O responsável pela surpreendente derrota do segundo favorito foi o japonês Kei Nishikori, que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/2, em 1h35 de partida.

Depois de passar por Federer, o japonês tem na teoria um adversário bem mais tranquilo nos quartos de final. Nishikori vai agora medir forças com o local Pablo Andujar, que mais cedo contou com o abandono do compatriota Daniel Gimeno quando os dois empatavam o primeiro set  a 5/5.

Com a derrota para o nipônico, Federer irá impreterivelmente perder a segunda posição no ranking. Ele será ultrapassado pelo britânico Andy Murray, que ainda segue vivo na competição e pode até abrir confortável vantagem sobre o suíço caso consiga avançar ainda mais no torneio.

Se for campeão do evento espanhol, Murray irá colocar mais de 1.800 pontos sobre Federer, que não faz um grande começo de temporada. O suíço é apenas o décimo que mais pontos somou em 2013 até então e ainda não conquistou um título sequer neste ano. Para piorar, ele não disputou nenhuma final na temporada e tem como melhores campanhas as meias finais do Australian Open e de Dubai.

Federer viu a consistência do rival japonês ser um dos principais empecilhos durante todo o jogo. No primeiro set, o suíço até anotou mais pontos (26 a 25), mas na única chance de break que apareceu para qualquer um dos lados acabou sendo superado por Nishikori, que facturou o parcial inicial depois de ter perdido em dois sets o único duelo que fizeram com o atual número 2 do mundo.

No segundo set, Federer fez valer a maior quantidade de pontos anotados e passou fácil pelo nipônico, perdendo apenas um jogo. Com o placar igualado, Nishikori não se deixou abater pelo melhor momento do suíço, conseguiu segurar as pontas no início do terceiro parcial até conseguir um novo break no quarto jogo.

O japonês administrou com mestria a dianteira no marcador alcançada e voltou a quebrar Federer quando este serviu pressionado a 2/5 e ficou com a vitória. Esta é a segunda melhor campanha de Nishikori em Masters 1000 da carreira, ficando atrás apenas das meias finais alcançadas em Xangai dois anos atrás, quando caiu diante do britânico Andy Murray.

—————

Voltar