ATP Madrid Open :: Nadal bate Youzhny e já supera campanha de 2012
10-05-2013 11:52Madrid (Espanha) - O espanhol Rafael Nadal já superou a campanha frustrada da temporada passada no Masters 1000 de Madrid. Nesta quinta-feira, ele venceu o duelo válido pelos oitavos de final com o russo Mikhail Youzhny anotando parciais de 6/2 e 6/3, após 1h14 de confronto. O quinto favorito na competição procura o seu segundo título no saibro madrilenho, onde triunfou apenas em 2010.
O adversário do número 5 do mundo nos quartos de final será o vencedor do duelo de trintões entre o espanhol David Ferrer e o alemão Tommy Haas. Nadal tem ampla vantagem contra o compatriota, com 17 vitórias e apenas quatro derrotas, ao passo que contra o germânico ele defende uma invencibilidade construída em cinco embates, o ultimo deles no Australian Open do ano passado.
Mesmo jogando em casa e sobre o seu piso favorito, Nadal não possui um histórico tão dominante em Madrid como nos outros torneios de terra batida na Europa. Disputado sobre a terra batida desde 2009, o Masters de Madrid teve o canhoto de Mallorca como campeão apenas em 2010. No ano passado, sobre o famigerado saibro azul, ele não passou dos oitavos, caindo diante do compatriota Fernando Verdasco.
Nadal dominou as ações no primeiro set, anotando quase o dobro dos pontos do rival (26 a 14). Ele não só venceu 84% das bolas disputadas com o serviço, mas também conquistou 10 dos 21 pontos jogados no serviço de Youzhny, que cedeu três chances de break ao canhoto de Mallorca e acabou sendo superado em duas delas.
O segundo parcial foi um pouco mais equilibrado. O atleta da casa novamente anotou o primeiro break, mas desta vez Youzhny devolveu a desvantagem e serviu em 3/3. Só que depois de reagir ao primeiro break-point de Nadal no set, o russo não incomodou mais e perdeu os três jogos seguintes com direito a mais duas quebras para o espanhol.
Depois de superar o espanhol Nicolas Almagro na ronda anterior, Youzhny não manteve o bom momento e abusou dos erros. O russo não só anotou quatro bolas vencedoras a menos do que as 14 de Nadal, mas também entregou 30 pontos ao rival em erros não forçados, ao passo que o canhoto de Mallorca cedeu 18 pontos em bolas forçadas.
Tags:
—————