ATP Madrid Open :: Nadal confirma e faz a sétima final da temporada

12-05-2013 07:21

Madrid (Espanha) - Apesar de um segundo set equilibrado, o espanhol Rafael Nadal confirmou o seu amplo favoritismo sobre o compatriota Pablo Andujar e classificou-se para a sua sétima final em sete torneios disputados desde o seu regresso, em fevereiro. O número 5 do mundo anotou as parciais de 6/0 e 6/4, decidindo o Masters de Madrid neste domingo diante do vencedor do jogo entre o checo Tomas Berdych e o suíço Stanislas Wawrinka.

Nadal atinge assim sua 30ª vitória em 32 partidas disputadas em 2013, com títulos em São Paulo, Acapulco, Indian Wells e Barcelona e dois vices em Viña del Mar e Monte Carlo. O canhoto de Mallorca já venceu Madrid duas vezes, a primeira quando o torneio ainda era sobre piso sintético, em 2005, e a seguinte há três anos.

Dono da maioria dos recordes sobre terra batida, ele manteve o histórico de jamais ter perdido uma meia final de Masters na sua superfície favorita em 22 tentativas. No geral, ele tem 46 vitórias e apenas uma derrota em meias finais de primeira linha, a única derrota aconteceu no torneio de Umag de 2003.

A partida deste sábado teve dois momentos distintos. O primeiro set viu um Andujar muito tenso, sem descobrir um caminho para superar a eficiência do multicampeão. Depois de muito esforço, Andujar finalmente conseguiu ganhar seu primeiro jogo na abertura do segundo set e aí ganhou mais confiança, procurando ser agressivo e decidir pontos na paralela e na rede. Com isso, equilibrou mais as acções, até sofrer o break decisivo no nono jogo.

Aos 27 anos, Andujar aproveitou muito bem o convite dado pelos organizadores, tendo eliminado em Madrid o norte-americano John Isner e o japonês Kei Nishikori. Actual 113º do mundo, ele voltará a ocupar um lugar entre os 60 primeiros na próxima lista.

Nadal tem ampla vantagem sobre os dois possíveis adversários deste domingo. Nunca perdeu para Wawrinka em oito duelos á disputados e tem 13 a 3 diante de Berdych, que levou a melhor pela última vez em 2006.

—————

Voltar