ATP Madrid Open :: Wawrinka vira terceiro set e defronta Nadal

12-05-2013 07:34

Madrid (Espanha) - O suíço Stanislas Wawrinka viveu mais um dia de altos e baixos antes de garantir o seu lugar na final do Masters de Madrid. Ele chegou a estar perdendo por 2/4 no terceiro set diante do checo Tomas Berdych, mas encontrou um jeito de recuperar e completar a partida com as parciais de 6/3, 4/6 e 6/4.

Agora, Wawrinka terá de encarar um verdadeiro tabu pessoal. Seu adversário na final, o espanhol Rafael Nadal, ganhou todas as oito partidas contra ele sem perder um único set, incluindo três duelos em terra batida. O mais recente deles foi em Monte Carlo do ano passado, com vitória do espanhol por 7/5 e 6/4.

Com boas vitórias sobre o búlgaro Grigor Dimitrov e o francês Jo-Wilfried Tsonga, o número 2 suíço disputará apenas a sua segunda final de nível Masters. Na anterior, no piso lento de Roma em 2008, foi superado pelo sérvio Novak Djokovic.

A partida deste sábado foi recheada de erros para ambos os lados. Wawrinka procurou o controle com os golpes de fundo de campo e deu-se bem no primeiro set, favorecido por um jogo bem mais irregular de Berdych. Mas o checo conseguiu calibrar o serviço e os ataques a partir da metade do segundo set e com isso empatou a partida e chegou a ter 4/2, com dois break-points que certamente seriam decisivos.

Wawrinka não se entregou e lutou. Virou o jogo e a partir daí retomou a soberania no fundo dae quadra, ganhando quatro jogos consecutivos diante de um apático adversário.

Segundo cálculos do site oficial da ATP, Wawrinka voltará a ocupar o 10º lugar do ranking com os 600 pontos já somados, ultrapassando o sérvio Janko Tipsarevic. Esta é sua terceira final da temporada, com o título em Oeiras na semana passada e um vice em Buenos Aires, ambos diante de David Ferrer.

—————

Voltar