
ATP - MASTERS 1000 DE ROMA (ITÁLIA) : Nadal volta a conquistar Roma e recupera número 2
21-05-2012 15:39
Roma (Itália) - Rafael Nadal mostrou mais uma vez porque é sempre o favorito em torneios disputados em terrao. O espanhol facturou o sexto troféu no Masters 1000 de Roma com vitória sobre Novak Djokovic, parciais de 7/5 e 6/3 em 2h20. Além de embolsarreceber € 460.260 e ir a Paris invicto no saibro vermelho em 2012, Nadal será o cabeça de serie 2 em Roland Garros.
No ranking que a ATP deve divulgar nas próximas horas, Nadal terá 10.060 pontos, menos 1.740 que o sérvio. Já Roger Federer, que parou na meia final, ficará com 9.790 e só voltará a ter chances de liderança na temporada de relva. Desta forma, o suíço muito provavelmente encontraria o sérvio ou o espanhol numa meia final em Paris.
Nadal é mais uma vez o recordista único de títulos de Masters 1000, com 21 troféus, deixando Federer com 20. O espanhol disputou sua 70ª final da carreira e venceu a 49ª, 35ª em terra. O tenista de Mallorca está a cinco títulos da marca de Thomas Muster e a 10 de Guillermo Vilas, podendo se solidificar nos próximos anos como o melhor tenista na terra batida da história.
Contra Djokovic, Nadal conseguiu a 18ª vitória em 32 encontros, 12ª nesta superficie. As únicas vezes que o sérvio derrotou o espanhol na terra foram nos Masters de Madrid e Roma do ano passado. Com dois títulos em 2012, Djokovic tentará em Roland Garros ser o primeiro a ganhar quatro Slam seguidos desde Rod Laver. O número 1 completa 25 anos nesta terça-feira.
A final, que não foi disputada no domingo por causa da chuva em Roma, começou parecida com os encontros recentes de Nadal e Djokovic: trocas de bola e jogos extremamente longos. O sérvio não foi tão agressivo quanto na meia final e, mesmo assim, cometeu muitos erros não-forçados. Nadal quebrou primeiro, mas cedeu o serviço de volta em seguida.
Quando Nadal servia em 4/5, um juiz de linha errou uma bola de um ponto que Djokovic dominava, deixando o número 1 extremamente irritado. Nadal aproveitou o descompasso mental do rival e venceu três jogos seguidos para fechar o set. Djokovic então quebrou uma raquete e foi advertido.
Nadal quebrou Djokovic imediatamente no inicio do segundo set e salvou seis break-points durante todo a parcialo set para manter a vantagem e garantir a vitória. O sérvio cometeu 41 erros não-forçados na partida , incluindo uma dupla-falta no match-point. Agora o sérvio e o espanhol viajam para a França em busca do segundo Slam da temporada.
Tags:
—————