ATP Stockholm, SWE - Federer e Mayer na final

23-10-2010 17:22

 

Estocolmo (Suécia) - Principal candidato ao título no ATP 250 de Estocolmo, o suíço Roger Federer fez jus ao favoritismo e se garantiu na final do torneio. Neste sábado, ele conquistou sua 13ª vitória em 15 duelos contra o croata Ivan Ljubicic, triunfando em sets diretos, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/2, após 77 minutos. Agora, o tenista da Basileia decide contra o alemão Florian Mayer, que mais cedo derrotou o sueco Jarkko Nieminem, não outra semifinal.

Mais uma vez Federer teve um início de partida lento e acabou sendo quebrado já no terceiro game. Porém, o suíço tratou de reagir mais cedo do que no duelo anterior, contra o compatriota Stanislas Wawrinka, e conseguiu devolver a quebra no décimo game, quando Ljubicic sacava para fechar a primeira parcial. A decisão foi então para o tiebreak, no qual o cabeça 1 levou a melhor.

No segundo set, o número 2 do mundo enfim se soltou em quadra, melhorando seu aproveitamento com o primeiro serviço de 77% para 87%. Assim, ele não precisou enfrentar nenhum break-point contra e aproveitou bem os dois que teve a seu favor, sendo que no primeiro levou muita sorte, matando o ponto graças a um toque providencial da bola na fita.

Atuando apenas pela segunda vez em Estocolmo, Federer busca seu 64º titulo na carreira. Atualmente ele é o quinto na lista dos que mais levantaram taças na Era Aberta do tênis, empatado com o sueco Bjorn Borg. Se vencer a final deste domingo, o tenista da Basileia irá igualar a marca do norte-americano Pete Sampras, chance que desperdiçou na semana passada, quando caiu na decisão do Masters 1000 de Xangai frente ao britânico Andy Murray.

O suíço tem vantagem no retrospecto contra o adversário na final, sobre o qual conquistou duas vitórias em dois encontros, triunfando na segunda rodada do Aberto da Austrália, em 2006, e nas oitavas de final na grama de Halle, um ano antes. Esta será a sétima vez na temporada que Federer irá decidir um torneio, sendo que ele perdeu mais do que ganhou em 2010. Foram apenas dois títulos e quatro vice-campeonatos.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar