ATP Stockholm, SWE - Federer iguala Sampras
24-10-2010 16:13
Estocolmo (Suécia) - O suíço Roger Federer, que já havia deixado Pete Sampras para trás no número de conquistas de Grand Slam, igualou mais uma marca do norte-americano neste domingo. Principal favorito ao título no ATP 250 de Estocolmo, o número 2 do mundo bateu o alemão Florian Mayer na decisão e ergueu sua 64ª taça no circuito. Agora ele é o quarto maior vencedor do tênis mundial desde a Era Aberta.
Vindo da derrota na final do Masters 1000 de Xangai, frente ao britânico Andy Murray, desta vez o suíço não decepcionou e confirmou o amplo favoritismo no torneio, batendo Mayer na decisão por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em apenas 63 minutos. A vitória ampliou a invencibilidade de Federer contra o rival alemão, que agora é de três partidas.
Assim como nas duas partidas anteriores, Federer deu um pequeno susto na sua torcida, já que saiu em desvantagem no primeiro set, sofrendo uma quebra no sétimo game, decorrente de dois erros bobos. Entretanto, o tenista da Basileia tratou de devolver a quebra prontamente no game seguinte e voltou a bater o saque do alemão no décimo para fechar a primeira parcial.
No segundo set, o suíço aproveitou bem a chance solitária de quebra que teve a seu favor, no sexto game, para abrir vantagem. Na dianteira no marcador, bastou a Federer confirmar os serviços e conquistar seu terceiro título na temporada, melhorando o retrospecto em finais, que apontava apenas duas vitórias e quatro derrotas em 2010.
Empatado com Sampras na quarta colocação entre os maiores detentores de títulos, o número 2 do mundo tem a sua frente outras três lendas do esporte. Jimmy Connors é o primeiro da lista, com 109 conquistas, seguido de Ivan Lendel, com 94 taças, e na terceira colocação vem John McEnroe, com 77 títulos no circuito da ATP.
A final na capital sueca foi a 92ª da carreira de Federer e apenas a terceira de Mayer, que segue sem conquistar títulos. O alemão de 27 anos já havia falhado em outras duas decisões, ambas no saibro de Sopot, em 2005 e 2006. Ele também possuiu um vice-campeonato em duplas, também no saibro, em Munique, atuando ao lado do compatriota Alexander Waske.
( in tenisbrasil)
Tags:
—————