Australia Open - Berdych afunda Gasquet e espera Verdasco

21-01-2011 10:51

 

Melbourne (Austrália) - No confronto entre um atual top 10 e um ex-integrante desse grupo, Tomas Berdych não teve muito trabalho para confirmar seu favoritismo rumo às oitavas de final do Aberto da Austrália. O tcheco, número 6 do mundo, venceu o francês Richard Gasquet (33) por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 7/6 (7-3) e 6/2. Agora, ele tentará passar pela primeira vez às quartas do torneio diante do espanhol Fernando Verdasco ou do japonês Kei Nishikori.

Após chegar de forma inédita às finais de Wimbledon e Roland Garros, Berdych terminou o ano passado em má fase, com apenas quatro vitórias nas últimas 16 partidas disputadas na temporada. Em 2011, ele parece estar no caminho certo para retomar o seu melhor tênis e nesta madrugada dominou Gasquet em 2h04.

Com expressivos números de 49 winners, incluindo nove aces, 17 erros não-forçados e 70% de aproveitamento de primeiro serviço, o tcheco só encontrou dificuldades no segundo set. Foi nessa parcial que o francês encaixou 23 de suas 44 bolas vencedoras em toda a partida, mas a cabeça o traiu nos momentos decisivos, e ele cometeu duas duplas-falts no tiebreak.

O saque voltaria a deixá-lo na mão no terceiro game do terceiro set, em que uma dupla-falta serviu para dar a Berdych a quebra de que ele precisava. O tcheco ainda obteria outra para ganhar com ainda mais facilidade.

Em sua oitava participação no Aberto da Austrália, o jogador de 1,96m chega às oitavas pela quarta vez e agora tenta quebrar um tabu contra Verdasco ou Nishikori. Os dois se enfrentam a partir das 6h (de Brasília) desta sexta-feira. Se chegar às quartas, Berdych poderia pegar o sérvio Novak Djokovic, que só precisou atuar por 39 minutos para seguir vivo na competição.

—————

Voltar