Australian Open 2013 :: Azarenka é bicampeã e mantém liderança

26-01-2013 11:59

Melbourne (Austrália) Victoria Azarenka deixa o Australian Open pelo segundo ano consecutivo com o título e a liderança do ranking WTA. A bielorrussa conquistou seu segundo troféu de Grand Slam, segundo em Melbourne, ao derrotar a chinesa Na Li, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.  Azarenka leva o prêmio de US$ 2.550.000, o maior de todos os tempos.

A número 1  junta-se a Serena Williams, Venus Williams, Maria Sharapova e Svetlana Kuznetsova no grupo das jogadoras em atividade que venceram múltiplos títulos de GSlam. Este foi o 14º troféu da carreira de Azarenka, que permanecerá como número 1 pela 49ª semana a partir desta segunda feira.

Li começou a partida com a mesma precisão do jogo contra Sharapova, acertando forehands e backhands nos cantos da quadra e tirando Azarenka de uma posição confortável. Mesmo assim, as duas jogadoras trocaram diversas quebras de serviço, inclusive no jogo em que a chinesa serviu a 5/3. Li não deixou passar a chance no serviço de Azarenka e fechou em 6/4.

Azarenka manteve o bom momento no início do segundo set e conquistou dois breaks de vantagem. Li devolveu uma delas, mas sofreu a primeira torção no tornozelo em 1/3 e precisou de sete minutos de atendimento para voltar. A bielorrussa teve uma sequência ruim de pontos, perdeu o serviço, permitindo o empate a 4/4. Então foi a vez de Li ser quebrada e ver Azarenka fechar a 6/4.

Após trocarem dois breaks no terceiro set, o jogo foi paralisado pelo fogo de artifício do dia da Australia. Este descanço piorou a lesão de Na Li, que torceu o tornozelo mais uma vez e chegou a bater com a cabeça no chão. Azarenka então quebrou o serviço da chinesa e caminhou para o bicampeonato.

A campanha de Azarenka teve apenas um set perdido, porém, contou com um momento de extrema pressão para a bielorrussa. Após a semifinal contra Sloane Stephens, a número 1 foi muito criticada por ter pedido tempo médico antes do último game da partida. Por isso, Azarenka não escondeu as lágrimas ao vencer o segundo título em Melbourne.

 

in Tenisbrasil

—————

Voltar