Australian Open 2013 :: Azarenka joga por bi e nº 1 contra uma renovada Na Li

25-01-2013 19:21

Melbourne (Austrália) - Victoria Azarenka entrará em campo neste sábado para tentar o segundo título do Australian Open e manter a liderança do ranking mundial. Do outro lado estará a chinesa Na Li, número 6 do mundo, “renovada” com a calma do treinador Carlos Rodriguez, ex-técnico da belga Justine Henin, após seis meses de trabalho juntos. A partida começa às 8h30 (horário de Portugal).

Nestas duas semanas, os principais sustos na campanha de Azarenka vieram na terceira ronda, em que precisou de três sets contra a norte-americana Jamie Hampton, e nos quartos de final, com um set inicial que durou 77 minutos contra a russa Svetlana Kuznetsova. Nas outras partidas, a número 1 não perdeu mais de cinco jogos, incluindo a polêmica meia final contra a norte-americana Sloane Stephens. Azarenka tem dado explicações sobre o atendimento médico de quase 10 minutos que teve fora da quadra antes da rival servir e sofrer o break que definiu o jogo. A bielorrussa chegou até mesmo a convocar uma entrevista coletiva nesta sexta para voltar ao assunto, espantada com a repercussão do caso.

Já a chinesa não fez muitos resultados elásticos, mas chega à decisão sem ter perdido set. Ela precisou de um tiebreak na vitória sobre a alemã Julia Goerges e bateu a polaca Agnieszka Radwanska, 4ª do mundo, por 7/5 e 6/3 antes da surpreendente meia final contra Maria Sharapova. A russa havia perdido apenas nove jogos em cinco jogos e sonhava com a liderança do ranking. Num excelente dia, Li venceu por duplo 6/2 em 1h33 de jogo e selou sua vaga na final.

O sucesso das finalistas em Grand Slam tem algumas semelhanças. As duas alcançaram a primeira final da carreira em Melbourne e têm um título em duas hipoteses de Slam. Li fez as suas duas finais em 2011, ficando com o vice em Melbourne e faturando o título de Roland Garros. Os grandes resultados de Azarenka vieram na última temporada, com o título do Australian Open e o vice do US Open, além da semifinal em Wimbledon.

“Da última vez (na final em Melbourne) estava mais nervosa, porque era a primeira vez. Acho que desta vez estou mais calma, é uma história diferente. Carlos anteriormente treinou Justine, ele tem muita experiência para a final”, diz Li, antes de comparar a número 1 com sua rival da meia final. “Acho que Maria era ainda mais potente do que Azarenka. Maria é mais alta, pega muito bem na bola de lado, ela nunca desiste. Azarenka também. Ela é um pouco menos potente, mas gosta de mandar a bola de um canto para o outro, fazendo a adversária correr o campo inteiro”.

A vitória na final faria da chinesa apenas a 14ª tenista a bater as duas melhores do ranking num mesmo Grand Slam. A última a conseguir este feito foi Kuznetsova, que em Roland Garros-2009 derrotou a norte-americana Serena Williams, então número 2, nos quartos e a russa Dinara Safina, líder, na final.

“Ela está numa forma incrível neste momento. Na final qualquer coisa pode acontecer. Parece que ela melhorou muito, vai ser um jogo duro”, analisa Azarenka. Caso a bielorrussa não consiga defender o título em Melbourne, o número 1 volta para as mãos de Serena, que assumiu a posição pela primeira vez na carreira em 2002.

Azarenka lidera o confronto direto com cinco vitórias em nove jogos e venceu os últimos quatro duelos, três deles em 2012. Em Grand Slam, porém, a chinesa venceu em suas grandes campanhas no Australian Open e em Roland Garros, em 2011.

 

in Tenisbrasil

—————

Voltar