Australian Open 2013 :: Djokovic garante o tri e chega ao sexto Grand Slam

27-01-2013 12:33

Melbourne (Austrália) - Pelo terceiro ano consecutivo, a temporada começou da melhor forma possível para o sérvio Novak Djokovic. Numa partida marcada por intensas e por vezes monótonas trocas de bola, ele conseguiu dar a volta ao inicio do jogo do britânico Andy Murray, anotando 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (2-7), 7/6 (7-3), 6/3 e 6/2, em duelo que demorou 3h40 e valeu o prêmio de US$ 2,55 milhões, o maior já oferecido na história do tênis.

Com isso, Djokovic atinge o sexto troféu de Grand Slam e o quarto no Australian Open, tornando-se o primeiro profissional a conseguir três títulos consecutivos. Na fase amadora do tênis, Jack Crawford e Roy Emerson (que chegou a cinco) também obtiveram o feito. Ele iguala ao mesmo tempo Andre Agassi e Roger Federer, todos com quatro conquistas em Melbourne.

O primeiro set esteve mais para Djokovic, que obrigou o adversário salvar quatro break-points no sexto jogo e outro no oitavo. Depois de ganhar um ponto em que caíu ao chão mas também ameaçar quebrar a raquete, o sérvio se descontrolou mesmo no tiebreak. Começou logo com uma dupla falta e foi muito impreciso, perdendo por 7-2 num set longo de 68 minutos.

A grande falha de Murray foi ter desperdiçado 0-40 no segundo jogo do set seguinte, que poderia lhe dar uma grande vantagem psicológica. Ao contrário, deu ânimo para o número 1, que voltou a ficar consistente nas intermináveis trocas no fundo da quadra. Um pouco mais adiante, Murray novamente teve chance de ameaçar o serviço mas acabou vítima de erros. Novo tiebreak e desta vez quem se desconcentrou foi o britânico.

O terceiro set parecia fundamental num duelo tão igual e de poucas alternâncias táticas. E coube a Djokovic tomar as rédeas, conseguindo ser um pouco mais agressivo, principalmente porque o primeiro serviço de Murray continuou a ter um índice abaixo do recomendado. Por fim, veio o primeiro break da partida, no oitavo jogo, e a partida começou a se definir a favor do sérvio.

Murray ainda teve uma chance de tirar o serviço do sérvio na abertura do quarto set, porém o jogo excessivamente ortodoxo não o ajudou. Ao contrário, voltou a perder o serviço nos terceiro e quinto jogos, já demonstrando estar fisicamente sem condições de reagir. Bastou a Djokovic confirmar seus serviços para atingir o 35º titulo de sua carreira e o 27º sobre piso duro.

Esta foi a 11ª vitória de Nole sobre Murray em 18 duelos já disputados entre eles desde 2006 e a terceira consecutiva. O escocês perdeu três vezes na Austrália, incluindo a final de 2011. Ele, aliás, também foi vice em 2010 diante do suíço Roger Federer.

in Tenisbrasil

—————

Voltar