Bellucci consegue a sua 1ª vitória sobre Top 10

23-02-2011 15:44

Acapulco (México) - Enfim, veio o primeiro grande resultado do paulista Thomaz Bellucci na temporada 2011.  O número 1 do Brasil superou na madrugada desta quarta-feira o espanhol Fernando Verdasco, para quem havia perdido nos dois duelos anteriores, por 6/2, 4/6 e 6/3, avançando para a segunda rodada do ATP 500 de Acapulco.

Esta foi a primeira vitória de Bellucci sobre um tenista top 10 na carreira. Ele havia perdido os nove duelos anteriores: em 2008, para Rafael Nadal; no ano seguinte, para Verdasco, Gael Monfils e Gilles Simon; e na última temporada, diante de Nadal, Andy Roddick, Novak Djokovic, Robin Soderling e David Ferrer.

Seu adversário da segunda rodada, às 22 horas desta quarta-feira, é mais um espanhol: Ivan Navarro. Porém ele ocupa apenas o número 191 do ranking, aos 29 anos. Navarro havia perdido na última rodada do quali, mas se favoreceu do abandono do compatriota Pere Riba e venceu nesta terça-feira o desconhecido Manuel Sanchez, por 6/1, 3/6 e 6/1.
Ao contrário de outras partidas, Bellucci teve um excelente aproveitamento de primeiro serviço durante toda a série inicial. Acertou 86% e ganhou 84% dos pontos. Para completar, se deu muito bem na devolução e conseguiu colocar pressão em quase todos os serviços do espanhol. A quebra essencial veio no quarto game e isso mexeu com a confiança do número 9, que voltou a perder o saque no oitavo game. Bellucci fechou a série em 30 minutos.

O segundo set poderia ter sido diferente caso Bellucci tivesse aproveitado a chance de quebra no quarto game, que lhe daria 3/1. Ao contrário, jogou seu pior tênis até então no sétimo game e perdeu o serviço. Ainda salvou três set-points no nono, mas Verdasco não lhe deu chances com o serviço a favor. A partida já tinha 1h20.

Como repetição dos sets anteriores, Bellucci novamente teve chance de quebra no quarto game e, tal qual na primeira série, aproveitou para pular a 4/1, não antes de dar um susto e permitir uma chance de quebra depois de abrir 40-0. Verdasco continuou lutando e ameaço, chegando a ter 0-40 no último game. O brasileiro no entanto teve sangue frio para encerrar o duelo de 2h07.

Com o resultado, o pupilo de Larri Passos soma os mesmos 45 pontos obtidos no ano passado em Acapulco e respira no ranking. Atual 36º colocado, ele aumenta a chance de permanecer entre os 40 primeiros.

(in Tenisbrasil)
 

—————

Voltar