Bellucci cai em Santiago

04-02-2011 23:48

 

Santiago (Chile) - Defendendo o título conquistado na temporada passada, o paulista Thomas Bellucci não conseguiu passar das quartas de final do ATP 250 de Santiago. Nesta sexta-feira, o cabeça de chave número 3 mais uma vez sofreu com a irregularidade e acabou derrotado pelo italiano Fabio Fognini, sétimo favorito, em duelo de três sets, com parciais de 1/6, 6/2 e 7/6 (7-0), após 2h19 de confronto.

A irregularidade dos dois adversários já ficou evidente logo no começo da partida, em que precisaram de quatro games para ver a primeira confirmação de serviço, que coube a Bellucci. Na sequência, o canhoto de Tietê dominou o set, anotando mais duas quebras antes de fechar em fáceis 6/1.

Contudo, depois de passear na parcial anterior, o número 1 do Brasil voltou mais apático no segundo set. Cometendo muitos erros, Bellucci viu o italiano anotar duas quebras nas duas oportunidades que teve para assim igualar o marcador e levar a decisão para o terceiro set.

Na reta final, o paulista entrou totalmente desligado e chegou a perder por 4/0. Só que após o ‘apagão’ de Bellucci, foi a vez de Fognini sumir em quadra e permitir ao brasileiro a recuperação. O canhoto conseguiu devolver as duas quebras de desvantagem e faturou quatro games na sequência, levando a decisão para o tiebreak.

Bellucci repetiu a fraca atuação do começo do terceiro set na hora do desempate, não conseguindo anotar um ponto sequer sobre o italiano em todo o tiebreak. Com a vitória, Fognini terá pela frente o vencedor do embate entre o espanhol Tommy Robredo e o argentino Maximo Gonzalez.

A queda precoce em Santiago vai derrubar Bellucci pelo menos para a 36ª colocação no ranking da ATP. Atual número 31 do mundo, o paulista poderá mais uma posição, dependendo de Robredo chegar à final no mesmo saibro chileno.

Pela parte de cima da chave, outro italiano também comemorou vaga nas semifinais. Quinto pré-classificado, Potito Starace superou o argentino Horacio Zeballos, algoz do compatriota David Nalbandian, em dura batalha de três sets, com parciais de 6/7 (9-11) 6/3 e 7/6 (7/2), após 2h42 de partida. Na semi, Starace vai encontrar com o colombiano Santiago Giraldo, que conseguiu derrotar o argentino Juan Ignacio Chela, cabeça 4 no torneio, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em 1h25.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar