Berdych vira, elimina Djokovic e vai à semifinal

25-11-2011 22:37

Londres (Inglaterra) - Novak Djokovic está oficialmente eliminado do ATP Finals, após a incrível virada de Tomas Berdych sobre David Ferrer, 3/6, 6/4 e 6/1. O tcheco ainda conquistou a primeira posição no grupo com duas vitórias e uma derrota, mesma campanha de Ferrer, mas levou vantagem pelo confronto direto.

Ferrer enfrenta Roger Federer, primeiro colocado no Grupo B, às 12h deste sábado e Berdych encara Jo-Wilfried Tsonga às 18h. Djokovic, que foi semifinalista no ano passado, fecha 2011 com 13.675 pontos, 4.100 à frente de Rafael Nadal. Djokovic foi derrotado por Ferrer e Janko Tipsarevic na fase de grupos.

Federer e Ferrer reeditarão a final do torneio de 2007, quando o número 5 fez sua melhor campanha. O espanhol é "freguês" total do suíço, com 11 derrotas em todos os confrontos entre eles, inclusive nos quatro jogos no saibro. Já Tsonga e Berdych se encontraram pela primeira vez recentemente em Pequim, com triunfo do tcheco.

Em sua segunda participação no Finals, Berdych finalmente conseguiu chegar às semifinais. No ano passado, o número 7 sofreu duas derrotas na fase de classificação. O título em Pequim em 2011 foi o primeiro do tcheco desde 2009 e foi fundamental para ele numa temporada em que não brilhou, mas mostrou muita consistência em suas campanhas.

A surpresa foi a forma com que Berdych virou a partida, que esteve várias vezes na mão do espanhol. Ferrer começou muito melhor, com agressividade e solidez no fundo de quadra e quebrou uma vez o saque do adversário para ganhar o primeiro set.

No segundo, Ferrer esteve duas vezes com uma quebra de vantagem diante de Berdych, dando a entender que Djokovic se classificaria. No entanto, o espanhol simplesmente apagou, cedeu o serviço em 4/5 e não deu nenhum sinal de reação no terceiro, confirmando o saque apenas uma vez e decretando a viagem do líder do ranking para casa.

 

—————

Voltar