Davis Cup 2013 :: Argentina bate França

07-04-2013 21:13

Buenos Aires (Argentina) - A esperança argentina pode ter ficado abalada com a maneira pela qual o seu número 1 Juan Monaco foi derrotado pelo francês Jo-Wilfried Tsonga na quarta partida da série, mas em nenhum momento deixou de existir. Embalado pela entusiasmada claque que encheu as arquibancadas do Parque Roca, Carlos Berlocq não decepcionou e derrotou Gilles Simon numa batalha de quatro sets, parciais de 6/4, 5/7, 6/4 e 6/3.

Só que as coisas não começaram nada optimistas para Berlocq, que logo na primeira vez que foi servir acabou quebrado. A vantagem de 2/0 obtida pelo rival francês não durou muito e o atleta da casa recuperou prontamente e venceu os três jogos seguintes. Com um break para cada lado até o 10º jogo, o argentino voltou a superar o serviço de Simon e largou na frente do marcador.

No set seguinte, novamente Simon começou com break de vantagem e manteve-a até ao oitavo jogo, quando o argentino igualou tudo. Foi então que começou uma sucessão de breaks que só acabou com a confirmação do francês, no momento em que este servia para o set em 6/5, empatando assim o jogo.

O sofrimento dos “hermanos” foi diminuido em parte no princípio do terceiro set com Berlocq conseguindo bater o serviço do francês. Contudo, Simon não tardou e devolver a desvantagem logo de seguida. Os dois ainda mais trocaram break-points, um para cada lado, até que o argentino conseguisse mais uma vez derrubar o serviço de Simon quando este sacava pressionado com 4/5 no marcador.

Precisando de apenas mais um set para fechar o confronto e garantir uma vaga nas meias finais da Copa Davis, o número 2 argentino manteve o bom momento. Liderou boa parte do quarto parcial e foi servir a 5/3 para fechar o encontro. Porém, Simon resolveu dar ares de drama à reta final e impediu a vitória com novo break. Berlocq não se abalou e sagrou-se o herói da casa ao conseguir pela nona vez bater o serviço do rival.

Agora, a equipa alviceleste terá pela frente os checos, atuais campeões da Davis, que mesmo sem a estrela Tomas Berdych e com Radek Stepanek apenas nos pares, conseguiram derrotar o Cazaquistão fora de casa. Contra a Argentina, eles voltarão aos seus domínios, embalados também pela liderança do ranking da competição.

—————

Voltar