Davis Cup 2013 :: Holandeses são os primeiros garantidos no playoff de acesso ao grupo Mundial.

06-04-2013 18:44

Brasov (Romênia) - Mesmo jogando fora de casa, a equipa holandesa foi a primeira a garantir no playoff da Copa Davis, que vale um lugar no Grupo Mundial. Comandados por Robin Haase, eles setenciaram neste sábado a vitória contra a Romênia com o triunfo nos pares, dupla formada pelo próprio Haase e por Jean-Julien Rojer, placar de 6/4, 7/5 e 6/4 sobre Marius Copil e Victor Hanescu.

No primeiro dia de confrontos, Haase venceu com os parciais de 6/4, 6/4, 3/6 e 6/3 sobre o atleta da casa Adrian Ungur. De seguida, foi a vez de Igor Sijsling aumentar a vantagem dos holandeses no piso duro e coberto da Sala Sporturilor Dumitru Popescu Colibasi, ao derrotar Hanescu numa batalha de cinco sets, com parciais de 6/4, 7/6 (5), 2/6, 6/7 (5) e 6/2.

Os outros três duelos válidos para Grupo I África/Europa seguem indefinidos após os respectivos jogos de pares, sendo que em apenas um deles o time da casa vai para o domingo em vantagem. É o caso da Polônia, que venceu com Jerzy Janowicz em singulares e com Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski nos pares e viu apenas a derrota de Lukasz Kubot com o sul-africano Rik de Voest.

Em casa, Ucrânia de Alexandr Dolgopolov contou apenas com vitória do seu número 1 diante da equipe sueca, que triunfou com a dupla formada por Johan Brunstrom e Robert Lindstedt e, no primeiro dia, comemorou o resultado positivo de Markus Eriksson contra Denys Molchanov.

Os britânicos são outros que passam apuros mesmo dentro de seus domínios. Daniel Evans e James Ward foram derrotados na sexta-feira, respectivamente por Dmitry Tursunov e Evgeny Donskoy, mas nos pares Colin Fleming e Jonathan Marray mantiveram o time vivo ao superar o par russo formada por Victor Baluda e Igor Kunytsin, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.

As duas séries no Zonal I Asiático também estão com o placar de 2 a 1. Contando com Lleyton Hewitt nos pares, ao lado de Matthew Ebden, os australianos conseguiram o segundo ponto ao bater os uzbeques Farrukh Dustov e Denis Istomin com parciais de 7/5, 6/7 (4), 6/4, 3/6, 6/3. Por sua vez, os japoneses não fecharam o duelo com a Coreia do Sul, que diminuiu com o triunfo da dupla formada por Young-Kyu Lim e Ji Sung Nam sobre Hiroki Moriya e Yusataka Uchiyama com 7/5, 6/1 e 6/4.

—————

Voltar