DAVIS CUP 2013 :: Ao fim de 7 horas, Checolovaquia coloca-se a vencer por 2:1

02-02-2013 20:57

Genebra (Suíça) - Foi uma verdadeira maratona a partida de pares entre checos e suíços. Foi tão longa que se tornou o jogo mais comprido de toda a história da Copa Davis, chegando a 7h01 de encontro. No fim das contas, Tomas Berdych e Lukas Rosol puderam comemorar a vitória sobre Stanislas Wawrinka e Marco Chiudinelli que colocou a República Checolovaquia na frente, precisando agora apenas de uma vitória no domingo.

Antes de definir o placar, a dupla checa havia desperdiçado 12 match-points e só concretizou a vitória no 46º jogo do quinto set, com placar final de 6/4, 5/7, 6/4, 6/7 (3-7) e 24/22. Além de mais longo da Davis, a partida tornou-se a segunda mais demorada do tênis, ficando atrás apenas do famoso embate envolvendo o norte-americano John Isner e o francês Nicolas Mahut, com 11h05.

O recorde anterior de jogo mais longo de Copa Davis pertencia a John McEnroe e Mats Wilander, que em 1982 ficaram 6h22 em court na vitória do norte-americano, com parciais de 9/7, 6/2, 15/17, 3/6 e 8/6. Dois minutos separavam essa marca da mais longa partida de duplas da competição, em que os argentinos Lucas Arnold e David Nalbandian levaram 6h20 para bater os russos Yevgeny Kafelnikov e Marat Safin com placar de 6/4, 6/4, 5/7, 3/6 e 19/17, na meia final de 2002.

O interminável confronto deste sábado teve de tudo. Rosol e Berdych aproveitaram um dos dois break-points que tiveram a seu favor no primeiro set e evitaram as duas chances de break que os rivais conseguiram, para anotar 6/4 no marcador. Na parcial seguinte, quem levou a melhor foram os suíços, que conseguiram vencer 40% dos pontos de resposta e conseguiram dois breaks para empatar tudo.

Berdych e Rosol voltaram a comandar o placar ao faturar o terceiro parcial, mas não mantiveram o embalo e acabaram derrotados no quarto set, definido apenas no tiebreak, com vitória de Wawrinka e Chuidinelli. Com isso a definição foi para o quinto set, que não conta com desempate e só se encerra quando uma das duas duplas conseguee dois jogos de diferença em relação à outra.

Não foi nada fácil para que o placar final fosse definido. A vantagem para o domingo valia muito e tanto suíços como checos fizeram um set muito equilibrado. Cada jogo foi disputado com todo o afinco e alguns deles ultrapassaram os cinco minutos. Quem mais sofreu nesta parte da disputa foi Wawrinka, que precisou salvar 11 match-points no seu serviçoe. Chiudinelli também salvou um match-point, mas no segundo que encarou cometeu uma dupla-falta e entregou o jogo aos checos.

Agora, Wawrinka e Berdych terão de mostrar quem é mais resistente, já que ambos se enfrentam no primeiro jogo deste domingo.

 

in Tenisbrasil

—————

Voltar