Davis Cup 2013 :: Sérvio desconhecido brilha e derruba os Bryan

07-04-2013 00:38

Boise (EUA) - Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é um ditado muito popular, mas parece que não na Sérvia. Depois de perderem para os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo na primeira ronda da Copa Davis, os irmãos Bob e Mike Bryan foram novamente derrotados em casa, desta vez pelos sérvios Nenad Zimonjic e Ilija Bozoljac, que levaram a melhor em um equilibradíssimo jogo que acabou com parciais de 7/6 (5), 7/6 (1), 5/7, 4/6 e 15/13.

Foram necessárias 4h23 de partida para que os gêmeos norte-americanos conhecessem mais uma derrota na Davis.  Em 26 partidas na competição, Bob e Mike sofreram apenas a quarta derrota, curiosamente todas elas em casa. Antes de perder para Melo e Soares, eles vinham de oito triunfos consecutivos no torneio, no qual apenas pela segunda vez foram levados ao quinto set, situação que também ocorreu contra os mineiros.

Apesar de desconhecido, Bozoljac não se assustou com a dupla número 1 do mundo no outro lado da rede e fez uma boa grande apresentação. Mesmo anotando um ponto a menos do que os norte-americanos, ele e Zimonjic levaram o primeiro set depois de um apertado tiebreak. A surpresa sérvia continuou assolando os Bryan no segundo parcial, em que novamente a definição acabou no desempate.

Só que desta vez os irmão gêmeos não estiveram bem e venceram apenas um único ponto no tiebreak, deixando que os sérvios abrissem uma confortável vantagem de 2 a 0 na partida. Pressionando, Bob e Mike seguiram encontrando dificuldade no terceiro set, mas contaram com um péssimo jogo de Zimonjic e Bozoljac, que foram quebrados a zero quando serviam em 5/6, o que levou os norte-americanos a vencer o set.

Os dois sérvios não se abateram com a derrota no terceiro set e mantiveram o equilíbrio no quarto, novamente decidido nos detalhes. Bob e Mike aproveitaram a única chance de break que tiveram a seu favor e empataram assim a partida e levaram a definição para o quinto parcial, que na Copa Davis não tem tiebreak e acaba apenas quando um dos dois lados abre dois jogos de vantagem.

Com o equilíbrio apresentado durante todo o embate não era de se assustar que muitos jogos necessitariam de ser disputados até que se conhecesse o vencedor. O que ninguém podia esperar é que o desconhecido Bozoljac fosse o herói nesta reta final. Suas grandes devoluções pressionaram os serviços dos Bryan, que encontravam mais dificuldade para confirmar os serviços do que a dupla sérvia.

O momento chave veio depois de 26 jogos disputados, quando Bozoljac acertou grandes devoluções e ajudou a parceria sérvia a anotar o break que poderia ser definitivo. No jogo seguinte, os irmãos Bryan tiveram duas chances de devolver a desvantagem, mas Zimonjic salvou com dois serviços perfeitos e novamente com um ace, o 36º dos sérvios no jogo, enfim encerrou o duelo.

 

—————

Voltar