Declarações de Venus e Clijsters

04-04-2010 16:00

Após a final, Venus Williams declarou  : Eu fui a minha pior inimiga, hoje. É uma pena não ter conseguido jogar mais, eu bem ensaiei reagir, mas estava incapaz de o fazer, não podia. Acontece a toda a gente (ter um jogo mau), aconteceu também já à Kim, jogar mal, é o desporto. Mas estou pronta para a próxima competição. É verdade que não fixei os serviços, sobretudo no segundo set, e isso não me ajudou, mas foram principalmente os meus golpes do fundo do court que não estiveram nada bons. E contra uma jogadora como Kim, se fazes muitos erros o jogo acaba cedo. Ela devolveu superiormente 8 golpes vencedores e foi como tivesse sido eu a falhar. Ela é muito regular e convida-nos a cometer muitos erros, e isso é muito inteligente da parte dela. Em nenhum momento tentei falar com alguém e reflectir, isso é uma coisa que tem de vir de mim mesma.

Após a vitória sobre Venus Williams, Kim Clijsters evocou os seus proximos objectivos : Para ser honesta, penso que se jogar muito bem nos poucos torneios que vou disputar, o lugar Nº 1 do ranking é possivel. Mas não é o meu principal objectivo. Tendo em conta a minha situação (mãe de família e jogadora profissional ao mesmo tempo), não posso ir a todos os torneios para ganhar pontos. Se isto chegar para o Nº 1 será super, mas não é uma obcessão. Odeio jogar em terra batida, mas será um grande desafio. A terra batida é a superfície mais difícil para mim, mesmo que eu já tenha tido alguns bons resultados lá. É necessário que eu mude este estado de espírito, que eu possa bater as bolas muito pesadas na terra e possa colocar muita pressão nas minhas adversárias. Penso que fisicamente estou muito melhor do que antes, e penso que isso possa fazer a diferença também. Com o meu treinador Wim (Fissette), eu trabalho o meu sentido posicional no court, para estar mais perto da linha final e fazer as mudanças de velocidade a partir dessa posição. Isto implica que tenhas que agir com mais velocidade e tenhas mais golpes vencedores por natureza, além de ser mais fácil devolver as bolas das linhas laterais. Graças à minha preparação fisíca, eu sei que sou capaz de jogar como acabei de dizer. Assim as grandes digressões para jogar torneios, penso que não as farei com tanta intensidade como anteriormente.

—————

Voltar