Del Potro é o actual 259º ATP

15-11-2010 19:33

 

Londres (Inglaterra) – O ranking desta semana da ATP confirma que 2010 é um ano para Juan Martín Del Potro esquecer. Em 11 de janeiro, o argentino era número 4 do mundo e hoje é o 259º. A grande queda aconteceu nesta semana, com o desconto da final do Masters de Londres de 2009, tirando o jogador de 22 anos da 35ª colocação que ocupava até então.

Uma grave lesão no punho foi a causa do martírio de Del Potro, que começou no Aberto da Austrália, com uma derrota nas oitavas de final para Marin Cilic. O argentino voltou para casa para fazer o tratamento, mas o retorno era postergado diversas vezes e as pessoas próximas ao tenista não davam muitos detalhes.

Até o meio do ano, havia grande expectativa de que Del Potro disputasse pelo menos um confronto da Copa Davis pela Argentina (que chegou às semifinais, liderada por David Nalbandian) ou defendesse o título do US Open de 2009. No entanto, em julho, o atleta anunciou que faria uma cirurgia nos EUA.

A intervenção o impediu de disputar o US Open e Del Potro caiu da 10ª para a 34ª posição no ranking. O argentino voltou a treinar em agosto e chegou otimista ao torneio de Bangcoc, no final de setembro. Porém, ele perdeu para Olivier Rochus em dois sets, com uma má atuação. Em Tóquio, ele sofreu mais uma derrota na estreia e o tenista voltou para seu país, garantindo que voltaria às quadras ainda em 2010.

Mais uma vez, Del Potro recuou e confirmou que só voltaria em 2011. Durante as últimas semanas da temporada, o argentino oscilou entre 34º e 38º, até o desconto do Masters de Londres. Considerado um dos grandes nomes da nova geração, principalmente pela façanha de vencer Roger Federer na final do US Open, Del Potro terá muito a recuperar na próxima temporada.

( in tenisbrasil)

—————

Voltar