Del Potro entra novamente no top 300

15-02-2011 01:41

Na última temporada, o tênis argentino viveu uma situação diferente da qual estava acostumada no circuito profissional. Sempre acostumada a manter uma legião de jogadores entre os 100 primeiros, a tradicional escola sulamericana é obrigada a se contentar com "apenas" sete representantes na lista, mas o melhor classificado é o experiente David Nalbandian, que ocupa o 20º lugar no ranking.

O último argentino que integrou o top10 da ATP foi Juan Martin Del Potro, atleta que mais sofreu na última temporada. Número quatro da lista no início do ano passado, ele sofreu uma lesão no pulso direito e teve que se submeter a uma cirurgia, permanecendo quase nove meses ausente das competições. Com isso, despencou para perto do número 500 do mundo, mas aos poucos o jogador natural de Tandil vai recuperando a velha e boa forma.

Na semana passada, em San Jose, Del Potro venceu três partidas, inclusive uma grande atuação diante do ex-líder do ranking Lleyton Hewitt, caindo na semifinal para Fernando Verdasco em dois sets equilibrados. Os 90 pontos pela bela campanha nos Estados Unidos renderam uma ascensão de 186 posições no ranking, fazendo com que o jovem de 22 anos estacionasse na 298ª posição.

Com essa classificação, Del Potro ainda não tem condições de entrar direto na chave dos maiores eventos, sendo preciso usar o ranking protegido (jogadores que param por seis meses podem usar uma média dos meses anteriores a que parou) ou receber um wild-card (convite). O próximo compromisso do campeão do US Open de 2009 é o ATP 500 de Memphis, também em solo norte-americano, onde ele faz um duelo de "gigantes" com John Isner.

(in tenis brasil)

—————

Voltar