Federer conquista 70º título e o hexa no Finals
27-11-2011 20:34Londres (Inglaterra) - Roger Federer não se cansa de fazer história. Neste domingo, o suíço de 30 anos conquistou seu 70º título da carreira e se tornou o primeiro tenista a vencer seis vezes o ATP Finals (antiga Masters Cup). O adversário de Federer em mais um dia marcante de sua vida foi o francês Jo-Wilfried Tsonga, que perdeu por 6/3, 6/7 (6-8) e 6/3.
O recordista de Grand Slam disputou sua centésima decisão de nível ATP e é o quarto tenista com mais títulos na história, com John McEnroe à sua frente com 77 troféus. Essa foi a 807ª vitória de sua vida, superando Stefan Edberg e assumindo a sexta posição na lista. Federer também é o quarto jogador a terminar nove anos seguidos como top 3.
O prêmio de Federer pelo título invicto é de US$ 1.630.000, além dos 1.500 pontos mantidos no ranking. Outra marca do suíço atingida neste domingo foi a de tenista mais velho a vencer o Finals, com 30 anos e três meses.
Já Tsonga leva US$ 740 mil para casa, além de 800 pontos que o deixam a apenas 45 de David Ferrer. Como o espanhol defende título em Auckland e semifinal do Aberto da Austrália, o francês tem boas chances de entrar no top 5 pela primeira vez em 2012. O jogador de 26 anos também termina a temporada como líder de aces, 825.
O francês começou bem a partida, que caminhava com confirmações tranquilas de serviço. Porém, Tsonga fez um péssimo game em 3/4 e foi quebrado de zero. Federer teve uma certa dificuldade para fechar o set, mas saiu na frente. O suíço teve chances para abrir vantagem no começo do segundo, mas Tsonga resistiu, cedendo a quebra apenas no quinto game.
Sacando em 5/4 para o título, Federer claramente ficou nervoso e Tsonga aproveitou para empatar o set. O jogo ficou com contornos dramáticos, principalmente quando o suíço fez uma dupla-falta no começo do tiebreak. Federer liderou o desempate por 5-2, teve dois saques e permitiu o empate. Com match-point contra, Tsonga arriscou tudo e salvou. Em seguida, continuou agressivo e empatou o jogo com uma devolução fulminante.
O terceiro set foi bastante arrastado, mas Federer atacou no oitavo game e conseguiu a quebra, apesar do grande esforço e da luta de Tsonga. Com um belo smash, o suíço soltou o grito de hexacampeão e se emocionou ao escrever mais um capítulo de sua incrível trajetória.
in TenisBrazil
Tags:
—————