Federer pede mais exames sanguíneos antidoping

11-02-2013 20:44

Roterdão (Holanda) - O suíço Roger Federer seguiu os passos do escocês Andy Murray e também pediu a realização de mais exames sanguíneos para proteger o desporto do doping.

"Deveríamos realizar mais testes em termos de exames de sangue", afirmou o número 2 do mundo. "Também sou favorável ao passaporte biológico sanguíneo, com informações que sejam coletadas e guardadas. É muito importante deixarmos claro que o tênis é um desporto confiável e está completamente limpo".

Federer acredita que, com o aperto nos exames, nenhum tenista sofreria a tentação de tentar algo irregular, já que saberia que a chance de ser apanhado seria muito grande. "Não queremos que os tenistas sequer pensem na hipótese de usarem doping. Claro que para isso precisamos de mais fundos. Talvez os torneios de Grand Slam pudessem dar mais ênfase nisso, já que eles seriam diretamente prejudicados se nomes importantes não estivessem limpos".

Ele, no entanto, fez questão de frisar que não acredita que haja qualquer procedimento ilícito entre os tenistas de hoje. "Sinto que o tênis é uma modalidade muito limpa, com às vezes um ou outro caso aparecendo a cada temporada, e mesmo assim muito deles não foram feitos de propósito. Ainda assim, a falta de informação pode levar a um problema grave.

—————

Voltar