Federer vence jovem promessa Harrison e chega aos QF

17-03-2011 10:51

 

Indian Wells (EUA) - Assim como na partida do espanhol Rafael Nadal, tudo apontava para uma tranquila vitória de Roger Federer pelas oitavas de final em Indian Wells. Só que, também como aconteceu com o número 1 do mundo, o suíço teve trabalho para vencer o jovem convidado local Ryan Harrison por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3. Ele precisou ficar em quadra por 1h25 até se garantir na próxima rodada.

Nas quartas, Federer terá um embate 100% suíço com o compatriota Stanislas Wawrinka, que teve que se recuperar na partida contra Tomas Berdych, precisando virar sobre o tcheco para seguir vivo nas quadras californianas. O número 2 do mundo já bateu Wawrinka sete vezes em oito confrontos, o último deles neste ano, pelas quartas do Aberto da Austrália.

Embora o confronto tenha sido bastante apertado, o começo deu a falsa impressão de que o suíço iria passear em quadra. Talvez um pouco nervoso, o jovem de apenas 18 anos começou sacando, cometeu duas duplas faltas e entregou o game para Federer. Na sequência, o atleta da Basileia pressionou Harrison e confirmou a quebra com certa tranquilidade.

Só que a moleza iria parar por aí. O norte-americano foi entrando cada vez mais no jogo e complicou a vida de Federer, que falhou duas vezes quando sacava para fechar, em 5/4 e depois em 6/5. Em ambas as vezes, Federer largou muito mal no game, perdeu os três primeiros pontos e acabou não conseguindo evitar as quebras. No tiebreak, o suíço teve o mesmo trabalho, mas conseguiu levar a melhor, mesmo com toda a torcida pelo atleta da casa.

Depois de passar por apuros no set inicial, Federer teve a vida um pouco mais fácil na parcial seguinte. Harrison seguiu dando trabalho, mas acabou levando uma quebra no sexto game que definiu o jogo. O suíço ainda desperdiçou mais uma chance de superar o saque do local, não conseguiu e só foi definir quando sacou em 5/3 e fechou o duelo.

Mais agressivo, Federer foi premiado com 35 pontos em bolas vencedoras, contra 13 da promessa norte-americana. Ele também somou mais aces que o convidado local (10 a 4), embora não tenha vivido um grande dia no saque, com 62% de aproveitamento de primeiro serviço e tendo faturado apenas 69% dos pontos disputados quando colocava a bola em quadra.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar