Federer vence Soderling sendo primeiro semifinalista

25-11-2010 15:54

 

O suíço Roger Federer venceu nesta quinta-feira e conseguiu a classificação para a fase final das Finais da ATP, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Na sua terceira e última partida do grupo B, o número 2 da ATP enfrentou o sueco Robin Soderling, quarto do ranking, e venceu em dois sets.

Apesar de algumas dificuldades no primeiro set, que foi decidido no tie-break, Federer mostrou segurança nos momentos fundamentais das parciais para conseguir fechar a partida em 7-6(7-5) e 6-3.

Com o resultado, Federer chega a três vitórias no grupo e não pode ser alcançado por nenhum dos rivais. Assim, enfrentará o segundo colocado do grupo A na semifinal, que no momento é Novak Djokovic, da Sérvia. A disputa pela segunda vaga segue entre os três tenistas restantes.

Na partida entre Andy Murray e o espanhol David Ferrer às 18h (de Brasília, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL), o escocês precisa vencer apenas um set para conquistar a vaga.

Este foi o 16º jogo entre Roger Federer e Robin Soderling, sendo que o sueco é um grande freguês: venceu só uma vez. O triunfo de Soderling foi em Roland Garros, este ano.

O jogo

Com Maradona mais uma vez nas arquibancadas em Londres, Roger Federer não demorou a sair na frente no placar. Logo no início do primeiro set, mais precisamente no terceiro game, ele conseguiu pressionar o sueco para quebrar o serviço do rival pela primeira vez, abrindo vantagem no marcador.

O suíço mostrava tranquilidade para seguir à frente até o fim da parcial, mas viu Soderling subir de produção. Sacando com acerto de apenas 48% no primeiro serviço, Federer foi quebrado e a partida ficou parelha novamente.

Federer voltou a mostrar momentos brilhantes quando perdia por 5-4 e deu uma bela cruzada e, em seguida, um ace, arrancando aplausos dos londrinos e confirmando o saque para empatar o jogo. Tendo de decidir no tie-break, Federer sacou muito bem para passar à frente e, atacando o sueco, fechar em 7-5.

O set, encerrado em 50 minutos, só teve uma chance de quebra para cada lado e os números mostraram equilíbrio. Sete aces para cada jogador, que também empataram em 15 erros. Federer foi pior nos winners, com 12 contra 14 do rival.

No segundo set, Federer teve uma boa chance de vencer no serviço do rival durante o quinto game, mas Soderling resistiu e conseguiu se manter próximo no marcador, em 3-2. O momento decisivo foi no oitavo game, em que Federer deu uma bela passada de direita para conseguir break-point (30-40) e passar à frente em 5-3. Assim, foi só fechar a partida.
 

(in tenisbrasil)

—————

Voltar