Ferrer vence Fish e Espanha aguarda pela França nas MF da davis Cup

11-07-2011 11:30

Austin (EUA) - Mesmo jogando em casa, com o apoio da torcida e sobre um piso o mais favorável possível, a equipe norte-americana não conseguiu fazer valer toda essa vantagem e acabou sendo eliminada da Copa Davis por uma Espanha desfalcada de Rafael Nadal. Coube a David Ferrer conquistar o ponto decisivo no confronto, ao bater Mardy Fish no primeiro jogo deste domingo, com parciais de 7/5, 7/6 (7-3), 5/7 e 7/6 (7-5).

Campeões em 2008 e 2009, se quiserem voltar à decisão do torneio os espanhóis terão de superar a França nas semifinais, em uma reedição do duelo válido pelas quartas de final no ano passado, vencido pelos franceses. Só que desta vez, o time capitaneado por Albert Costa terá a vantagem de jogar em casa e poderá até contar com o reforço de Rafael Nadal, que pediu dispensa em Austin e não enfrentou a França no último confronto.

Os erros cometidos por Fish foram a tônica de sua derrota no primeiro set. Foram 25 não forçados e outros nove ocasionados por ataques do rival, que conseguiu uma quebra a mais e largou em vantagem. No segundo set, os dois adversários desperdiçaram todas as chances de quebra que tiveram, cinco para Ferrer e sete para o norte-americano, e a decisão foi para o tiebreak, no qual o número 6 do mundo novamente levou a melhor. 
A vantagem de 2 a 0 para o espanhol colocou mais pressão ainda nas costas de Fish, que esteve bem perto da derrota quando permitiu 0-40 no 5/5. O americano reagiu e obteve enfim a quebra e o set num momento de baixa do adversário. A tensão prosseguiu no quarto set e a Espanha sempre esteve mais perto da vitória. Ferrer chegou a ter 5/4 e saque a favor, mas sentiu o momento. A decisão foi a novo tiebreak e mais emoção: Ferrer saiu na frente, Fish se recuperou mas falhou quando tinha 3-4 e a chance de empatar. Por fim, o número 6 do mundo abriu 6-5 e só aguardou a falha do adversário para começar a festa. Foi a primeira vitória espanhola dentro dos EUA na história da Davis e a quinta em 10 confrontos.

O time da casa assim não ganhou qualquer dos três jogos iniciais de simples, já que Fish foi batido no quinto set por Feliciano López e Ferrer passou por Andy Roddick, por 3 a 0. O solitário ponto saiu nas duplas, em que os irmãos Bob e Mike Bryan confirmaram o favoritismo e superaram Fernando Verdasco e Marcel Granollers.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar