Fish em grande forma anula Roddick e passa a Nº 1 dos USA

31-03-2011 10:19

O norte-americano Mardy Fish garantiu sua classificação para a semifinal do Masters 1000 de Miami ao bater o espanhol David Ferrer por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-2, mas a vitória desta quarta-feira representou muito mais para o tenista que desbancou Andy Roddick após quatro anos no ranking da ATP e se tornou o novo número um dos Estados Unidos.

O último número um dos Estados Unidos antes de Andy Roddick havia sido James Blake entre 2006 e o início de 2007. Aos 29 anos, Mardy Fish já havia alcançado seu melhor posto da carreira como 15º do mundo e vai subir mais quatro postos para ser o 11º e ainda pode entrar no top 10 caso avance até a final do torneio.

Mas para chegar ao top 10 pela primeira vez na carreira, Mardy Fish vai enfrentar o sérvio Novak Djokovic, que nesta quarta-feira bateu o sul-africano Kevin Anderson para ir à semifinal. Contra o sérvio, Fish encontrará um adversário invicto na temporada e dono de uma sequência de 22 vitórias no ano. E o retrospecto do norte-americano também é desanimador, com cinco derrotas nos duelos disputados.

Curiosamente é mesmo em casa que o tenista obtém seus melhores resultados. Fish alcançou a final de três torneios de Masters 1000. Em Cincinnati ele foi vice em 2003 e no ano passado, enquanto perdeu o título na decisão de Indian Wells em 2008. Outro fato interessante é que Mardy Fish morou junto ao agora desbancado Andy Roddick em 1999, antes de se tornar profissional.

Embora muitas vezes não seja lembrado por isso, Mardy Fish foi o responsável por uma das medalhas dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, quando ficou com a prata ao perder a final para o chileno Nicolas Massu.

Enquanto Roddick demonstra sinais de queda nas últimas temporadas, deixando mais uma vez o top 10 no ranking da próxima semana, Mardy Fish tem evoluído já perto da parte final de sua carreira, já que neste ano chega aos 30.

(in tenisbrasil)

—————

Voltar