Gil e Machado garantidos no QP, Jelena Dokic forçada a desistir

20-04-2011 17:23

 

FREDERICO GIL E RUI MACHADO GARANTIDOS NO QUADRO PRINCIPAL


 


· Nr. 1 com entrada directa e algarvio tem convite assegurado
· Juan Martin del Potro chega a Portugal esta sexta-feira
· Jelena Dokic é baixa na competição feminina

A 22ª edição do Estoril Open, a ter lugar entre os dias 23 de Abril e 1 de Maio, terá a presença garantida de dois tenistas portugueses no quadro principal individual masculino. Frederico Gil acederá de forma directa à melhor grelha de participantes, ao passo que Rui Machado tem assegurado o convite de João Lagos, embora possa vir a garantir o seu lugar por mérito próprio.

Os habituais acertos de última hora nas listas de inscritos deram a conhecer esta quarta-feira o acesso directo de Frederico Gil ao quadro principal do Estoril Open 2011. Esta semana a competir no ATP Challenger de Nápoles, o melhor tenista português de sempre em termos de ranking mundial (64º), é o beneficiário directo da desistência do alemão Benjamin Becker que, com uma lesão no cotovelo direito, abdicou da viagem até ao Jamor. Finalista em 2010 do torneio português, Gil entra no quadro principal de forma directa pela segunda vez na sua carreira (depois de 2009), para um total de seis presenças, e a sua participação para 2011 está naturalmente a gerar enorme expectativa, atendendo ao magnífico de forma que vem atravessando o atleta orientado por João Cunha e Silva.

No caso de Rui Machado, o tenista algarvio, eliminado esta quarta-feira na segunda ronda do ATP World Tour 500 de Barcelona, tem igualmente o seu lugar assegurado entre a elite de participantes do Estoril Open 2011. João Lagos anunciou hoje a atribuição de um wild card ao número dois nacional – esta semana 95º classificado ATP World Tour –, embora Machado possa também vir a aceder directamente ao quadro principal.

«Já tinha referido que não seria por falta de wild cards que os melhores tenistas nacionais não iriam jogar o Estoril Open. É meu hábito procurar sempre beneficiar os portugueses, já que temos o privilégio de organizar o único torneio dos circuitos ATP World Tour e WTA em Portugal. O Rui Machado é o nosso segundo jogador do top 100 mundial e merece este convite, não só pelo seu mérito enquanto profissional, com quem já tivemos o prazer de colaborar, mas também pelo significado histórico de termos dois tenistas actualmente entre essa elite. Não deixa de ser curioso o facto de estarmos a viver este excelente momento no ténis português, quando comemoramos em 2011 o 30º aniversário do primeiro Circuito Satélite organizado por nós em Portugal. Há precisamente 30 anos somavam-se os primeiros pontos ATP em território nacional e, hoje em dia, temos dois tenistas entre os 100 melhores do mundo. Naturalmente que o próximo objectivo passa por ultrapassar a barreira do top 50 e estou certo que o Estoril Open continuará a dar o seu contributo para que novos patamares sejam alcançados pelos nossos atletas», adiantou João Lagos.
Todavia, e tal como acontece com a entrada directa de Frederico Gil, também Rui Machado poderá não necessitar do convite do director da prova – o que acontecer deixa em aberto duas vagas no quadro principal, a preencher por intermédio dessa prerrogativa.
Neste momento, o algarvio é o segundo jogador a surgir na lista de ‘alternates’ – sendo o primeiro Horacio Zeballos (Argentina) –, e basta referir que, em caso de não serem accionados os dois estatutos de special exempt (reservados a tenistas que estejam envolvidos em meias-finais de torneios ATP World Tour e não possam jogar o qualifying do Estoril Open), Rui Machado acederá directamente à elite de tenistas que actuará no Complexo de Ténis do Jamor.

«Agradeço o convite do João Lagos para participar no Estoril Open. Estas oportunidades são importantes para nós como jogadores, pois permitem-nos crescer profissionalmente, mas também para o ténis português, pois só com bons exemplos conseguiremos chamar cada vez mais praticantes para este desporto maravilhoso. O Estoril Open é o meu torneio preferido, mas tenho de confessar que gostaria de garantir entrada directa sem ser por wild card. Significaria que tenho o nível que o torneio exige e permitiria também deixar essa oportunidade para outro tenista português, assim o João Lagos o entendesse», assumiu Rui Machado, que irá assim jogar o quadro principal do Estoril Open pela quinta vez na sua carreira, com o melhor resultado a ser alcançado em 2010 nos quartos-de-final perdidos diante de Frederico Gil.

Juan Martin del Potro chega a Portugal sexta-feira

Com o Estoril Open 2011 cada vez mais próximo no calendário – arranca a fase de qualificação este sábado, dia 23 de Abril, a partir das 10 horas – os dias da chegada dos cabeças-de-cartaz do torneio português começam também a ser conhecidos com mais detalhe.

De todos eles, o primeiro a aterrar em solo luso será o argentino Juan Martin del Potro, já esta sexta-feira, para no sábado arrancar com os treinos diários no Jamor. Obrigado a retirar-se durante os oitavos-de-final do Estoril Open em 2007 – frente ao compatriota Agustin Calleri – o actual 46º classificado mundial está desejoso de começar a deslizar na terra batida, depois do último torneio oficial jogado no ATP World Tour Masters 1000 de Miami.

«Estou com imensa vontade de jogar em terra batida depois de tanto tempo sem pisar o pó-de-tijolo. Nasci a jogar nesta superfície e não só me divirto bastante a jogar em terra batida, como penso que o meu jogo se adapta muito bem ao piso», confessou o sul-americano em recente entrevista ao enviado-especial do Jornal do Ténis, Manuel Perez, em Miami.

Jelena Dokic forçada a desistir.

Ao contrário de Del Potro, Jelena Dokic não chegará sequer a viajar para Portugal. A tenista australiana, actual 61ª classificada da hierarquia individual WTA, foi atingida por uma virose no início desta semana, falhando assim a sua terceira presença no Estoril Open – depois do qualifying em 1999 e derrota na primeira ronda do quadro principal de 2005. Para o lugar de Dokic entrou a russa Ksenia Pervak.


Pedro Carvalho
Gabinete de Imprensa do Estoril Open
Estoril Open Press Center


 

—————

Voltar